A ventilação natural como coadjuvante no processo projetual
práticas pedagógicas em conforto ambiental
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3800Palavras-chave:
conforto ambiental, ventilação natural, experiência pedagógicaResumo
O artigo relata a experiência pedagógica ocorrida durante o período 2022.1, no curso de Arquitetura e Urbanismo da UFCG. Por haver uma sobreposição de professores nas componentes de Projeto de Arquitetura II (PAII) e Conforto Ambiental II (CA II), houve a facilidade de integração de conteúdos, tendo CAII como suporte para PAII. Nesse período o tema proposto para PAII foi o desenvolvimento do projeto arquitetônico de reforma e ampliação de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), existente na cidade de Campina Grande/PB. O objetivo do estudo foi experenciar metodologia de ensino de Conforto Ambiental, que facilite a transferência do conhecimento teórico na experiência prática do processo de projeto. Para tanto, adotou-se como objeto de estudo o projeto padrão da UBS tipo 1; e o bloco CW, da UFCG, como possibilidade de atividades práticas em um edifício de uso público. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos ao longo de três exercícios práticos, de fixação do conteúdo, dando ênfase à ventilação natural e ao desempenho térmico das edificações. Para cada exercício foi produzida uma ficha de orientação, com objetivo, roteiro dos procedimentos e produtos finais. Alternar o conteúdo teórico com os exercícios práticos demonstrou ser uma importante estratégia na fixação da aprendizagem. Além do mais, foi possível estabelecer uma relação entre os conceitos do conforto térmico e o processo de projetar. Entretanto, como esperado, alguns procedimentos ainda são passíveis de aperfeiçoamentos.
Referências
ASHRAE Standard. Fundamentals Handbook (SI). Chapter 16, 2001.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-4: Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 4: Sistemas de vedações verticais internas e externas. Rio de Janeiro, 2021.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575-5: Edificações habitacionais – Desempenho – Parte 5: Requisitos para sistemas de coberturas. Rio de Janeiro, 2021.
CUNHA, Leonardo Jorge Brasil de Freitas. Análise de métodos para aplicação de ventilação natural em projetos de edificações em Natal-RN. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Tecnologia. Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo. Natal/RN, 2010.
DONATO, Nayana Daniela; BRAGA, Darja Kos. Análise do desempenho térmico (NBR 15.575) de três
empreendimentos residenciais em Rondonópolis-MT. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo: Paranoá 22, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679‐0944.n22.2018.05
KOWALTOWSKI, Doris C.C.K.; LABAKI, Lucila Chebel; PAIVA, Valeria T. de; BIANCHI, Giovana; MÖSCH. Michael E. Ensino de projeto bioclimático: o papel dos problemas e restrições no processo criativo. Anais do IX Encontro Nacional e V Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído, 08-10 de agosto, Ouro Preto, MG, pp.280-289, 2007.
LAMBERTS, R.; DUTRA, L.; PEREIRA, F. O. R. Eficiência Energética na Arquitetura. 2a edição. São Paulo: ProLivros, 2004.
LEWIS, Dyani. The challenges of making indoors safe. Nature, v.592, p.22-25, 2021.
PROJETEEE: PROJETANDO EDIFICAÇÕES ENERGICAMENTE EFICIENTES. 2023. Disponível em: http://projeteee.mme.gov.br/ . Acesso em: 01 março. 2023.
QUEIROZ, M. V. D. (coord.). Relatório de extensão universitária. ESTÚDIO: arquitetura de obras públicas. Campina Grande: UFCG/PROPEX, 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.