AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE RUÍDO EM SALA DE AULA EM FUNÇÃO DO TRÁFEGO E COMPARAÇÃO ENTRE OS MÉTODOS DE MEDIÇÃO DE CAMPO E ESTIMADO
Palavras-chave:
Acústica de salas de aula, desempenho acústico, medições de campo, controle de ruídoResumo
A poluição sonora é uma das consequências mais preocupantes do crescimento desordenado das grandes cidades. Em ambientes como salas de aula, o atendimento a níveis de ruído confortáveis e a inteligibilidade da fala são fundamentais para um bom desempenho no processo de aprendizagem, o que depende das características dos sistemas construtivos do ambiente. Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre a avaliação do nível de ruído presente em uma sala de aula universitária em função do tráfego em um período típico de uso e ocupação. O método de avaliação foi apresentado por meio de medições in loco e cálculos estimativos para os níveis de ruído externo e interno, possibilitando a comparação entre as relações dos níveis atingidos. Os resultados das medições extrapolaram os limites de níveis de ruído estabelecidos por norma, requerendo um isolamento maior do sistema de vedação externo. Os níveis de ruído externo estimados apresentaram divergências com níveis medidos. Em contrapartida, o isolamento estimado do sistema de vedação externo do ambiente apresentou valores similares ao obtido nas medições. Com base nos resultados, concluiu-se que o estudo serve de parâmetro para novos projetos e para análise dos demais edifícios situados ao entorno, em especial os numerosos de uso educacional existentes e que, porventura, não apresentem condições adequadas para o conforto acústico.
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