ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ENSAIOS DE CAMPO E SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA ISOLAÇÃO DO RUÍDO AÉREO DE VVI CONSTITUÍDAS POR BLOCO CERÂMICO DE 8 FUROS

Autores

  • Ênio Remígio Universidade de Pernambuco
  • Marconi Mendonça Universidade Católica de Pernambuco
  • José Victor Universidade de Pernambuco
  • Otávio Joaquim Universidade Federal de Pernambuco
  • Pedro Góis Universidade Católica de Pernambuco
  • Angelo Just Universidade de Pernambuco

Palavras-chave:

desempenho acústico, bloco cerâmico, ensaios de campo, simulação computacional

Resumo

O desempenho acústico das edificações impacta diretamente na saúde de seus usuários, uma vez que a longa exposição ao ruído pode aumentar o risco do desenvolvimento de doenças. Dentro desse aspecto, a isolação a ruídos das vedações internas e externas é uma característica importante a ser considerada na especificação dos projetos sendo, para esse dimensionamento, largamente utilizada a modelagem computacional realizado com base no método de cálculo preconizado pelas normas ISO 12354. O objetivo do presente estudo foi avaliar comparativamente resultados de isolação acústica de vedações verticais internas obtidos por simulação computacional e resultados de ensaio das mesmas vedações obtidas em ensaios realizados em campo, realizados segundo método de engenharia preconizado na ABNT NBR 15575-4. Para o estudo foram avaliadas 14 vedações verticais, todas compostas por alvenarias de blocos cerâmicos de 8 furos (09x19x19cm) revestidas com pasta de gesso ou argamassa cimentícia. Analisando os resultados das diferenças entre os valores obtidos na modelagem e nos ensaios de campo, foi obtido um desvio padrão de 1,78dB. Apenas uma das 14 vedações analisadas apresentou diferença entre os valores de modelagem e medido em campo maior que 2dB e, considerando tal amostra não representativa do universo e retirando-a da análise, o desvio padrão entre resultados cai para 1,11dB. Conclui-se, portanto, que a modelagem computacional pode vir a se configurar como uma ferramenta confiável para especificação das vedações internas considerando os devidos desvios, porém para uma melhor comprobação faz-se necessário o desenvolvimento de estudos com diferentes tipologias.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

REMÍGIO, Ênio; MENDONÇA, Marconi; VICTOR, José; JOAQUIM, Otávio; GÓIS, Pedro; JUST, Angelo. ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ENSAIOS DE CAMPO E SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS PARA ISOLAÇÃO DO RUÍDO AÉREO DE VVI CONSTITUÍDAS POR BLOCO CERÂMICO DE 8 FUROS. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 227–234. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3843. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

1. Acústica Arquitetônica e Urbana