INFLUÊNCIA DAS CONDICIONANTES FÍSICO-AMBIENTAIS NA PROPAGAÇÃO DO RUÍDO DE TRÁFEGO RODOVIÁRIO: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS RODOVIAS BR 163 E BR 230
Palavras-chave:
poluição sonora, ruído rodoviário, mapa de ruídoResumo
As fontes sonoras propagadas no espaço urbano, em especial o ruído de tráfego rodoviário, têm elevado os índices de poluição sonora nas grandes cidades. Para avaliação e monitoramento dessa poluição sonora, surgem os mapas de ruído, que permitem representar, por meio das curvas isofônicas, os níveis de pressão sonora atuantes no espaço urbano. Nesse contexto, o presente estudo objetiva avaliar a influência das condicionantes físico-ambientais na propagação do ruído de tráfego rodoviário, por meio da comparação entre duas rodovias brasileiras, a BR 163 (Sinop/MT) e a BR 230 (João Pessoa/PB). Como resultado, observou-se que apesar da BR 230 possuir um volume de tráfego bem mais elevado do que a BR 163, porém a BR 230 em João Pessoa apresentou um cenário menos crítico quanto ao ruído de tráfego rodoviário. Esse resultado foi decorrente da influência direta que a topografia acidentada e a vegetação densa, presentes nas margens da BR 230, exerceram na propagação da onda sonora. Em virtude da grande quantidade de vazios urbanos em Sinop, as ondas sonoras alcançam maiores distâncias, aumentando assim, a área de atuação da poluição sonora na malha urbana. Além dos vazios urbanos, a malha viária de Sinop é menos concentrada quando comparada à de João Pessoa. Ambas as cidades apresentam níveis critério de avaliação, em dB(A), em desconformidade com os parâmetros estabelecidos com a NBR 10.151. A pesquisa demonstrou que o mapeamento é uma importante ferramenta para visualização do ruído ambiental, podendo ser utilizados como parâmetros para o estabelecimento de medidas de combate à poluição sonora.
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