RUÍDO DE TRÁFEGO NO CENTRO HISTÓRICO DO RIO DE JANEIRO:

A RUA PRIMEIRO DE MARÇO

Autores

  • Felipe Barros FAU/UFRJ
  • Nayara Gevú FAU/PROARQ/UFRJ
  • M. Lygia Niemeyer FAU/PROARQ/UFRJ

Palavras-chave:

tráfego, edifícios históricos, simulação computacional

Resumo

Com os eventos internacionais sediados na cidade do Rio de Janeiro, diversas mudanças foram feitas, sobretudo, nas principais vias de tráfego da mesma. Tais modificações afetaram toda a dinâmica de deslocamento da população no centro urbano, principalmente no ano de 2016 com o advento do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) e as alterações das linhas de ônibus. Em consequência disso, a principal rua do centro histórico, a Rua Primeiro de Março, foi sobrecarregada com o tráfego de veículos, inclusive pesados. O presente artigo busca estudar os impactos do ruído emitido pelo trânsito ao longo do dia, sobretudo nas fachadas dos edifícios históricos escolhidos. Tal estudo se fez com levantamentos e registros em campo aliados à medição de Nível de Pressão Sonora (NPS) e o uso de simulações computacionais no software Soundplan, para a elaboração de mapas de ruído. Os resultados obtidos foram confrontados com os valores permitidos pela legislação vigente na zona urbana a que pertence o recorte estudado. Através disso, concluiuse que a emissão de ruído de tráfego ao longo da Rua Primeiro de Março está acima do permitido necessitando-se, assim, de medidas para a redução da poluição sonora.

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Publicado

02-10-2023

Como Citar

BARROS, Felipe; GEVÚ, Nayara; NIEMEYER, M. Lygia. RUÍDO DE TRÁFEGO NO CENTRO HISTÓRICO DO RIO DE JANEIRO:: A RUA PRIMEIRO DE MARÇO. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 379–388. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3868. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

1. Acústica Arquitetônica e Urbana