CONFORTO E ATMOSFERA
UMA AVALIAÇÃO FOTO-ELICITATIVA DO LARGO DA ORDEM DE CURITIBA
Palavras-chave:
atmosfera, conforto ambiental, avaliação de pós-ocupação, foto-elicitaçãoResumo
Este artigo tem como objetivo compreender as variações de conforto emocional de usuários e frequentadores do largo da ordem de Curitiba, e como as diferentes atmosferas deste lugar afetam os mesmos, por meio da foto-elicitação. Para isso, foi realizada uma pesquisa na qual foram apresentadas fotos do espaço em diferentes momentos e condições de uso para um grupo não-aleatório de entrevistados. Estes responderam quais sensações as diferentes imagens os fizeram sentir, além de seu estado emocional prévio à pesquisa. Utilizando o modelo de emoções de Desmet (2002), foi possível descobrir como os pesquisados se sentem emocionalmente em relação às várias atmosferas do Largo. Também foi possível inferir como as variações de elementos que compõem a atmosfera de um lugar pode influenciar nas sensações de seus frequentadores e usuários. Os resultados correspondem ao senso comum, com espaços mais agitados sendo associados à estimulação e espaços vazios noturnos causando certo grau de medo. Outro ponto marcante é que as pessoas, independente do seu estado prévio, se sentem bem ou são estimuladas positivamente em situações de tempo estável, principalmente em dias ensolarados.
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