ESTUDO DO AQUECIMENTO URBANO COM MÉTODOS DE TRANSECTO MÓVEL E SENSORIAMENTO REMOTO
Palavras-chave:
transecto móvel, construção de abrigos meteorológicos, clima urbano, BrasíliaResumo
O Brasil assumiu um compromisso voluntário de reduzir as emissões de gases do efeito estufa, como parte da Política Nacional sobre Mudança do Clima, mas ainda faltam medidas de adaptação e mitigação para as áreas urbanas. Neste contexto, o presente estudo visa explorar o ambiente térmico urbano de Brasília, Brasil. A cidade foi inaugurada em 1960 e seu Plano Piloto é um Patrimônio Mundial da UNESCO projetado por Lucio Costa baseado nos princípios do movimento modernista. O método de pesquisa consistiu em visitas in loco, transecto móvel e imagens térmicas usadas para observar o aquecimento de áreas urbanas no Plano Piloto: com o mesmo tipo construído de arranjo físico (LCZ 5). Durante o período de observação, os resultados sugeriram que os valores das temperaturas são fortemente dependentes da radiação solar direta e dos materiais urbanos e da presença ou ausência de sombreamento. A temperatura do ar na superfície próxima atingiu cerca de 4 ° C no período da manhã e da tarde. Os métodos também enfatizam sua aplicabilidade nas políticas de consolidação urbana, onde o papel do espaço aberto deve ser evidenciado para mitigar os efeitos negativos do aquecimento urbano.
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