ANÁLISE DO CONFORTO TÉRMICO NO EDIFÍCIO ESCOLAR CAPCOLUNI EM VIÇOSA-MG

Autores

  • Luísa Tristão Barbosa UFMG
  • Ana Carolina de Oliveira Veloso UFMG

Palavras-chave:

arquitetura escolar, conforto térmico, simulação computacional

Resumo

Neste estudo foi analisado o conforto térmico do edifício escolar CAp-COLUNI, em Viçosa-MG, através de simulação computacional utilizando o programa Energy Plus e o plugin Euclid do SketchUp. Segundo arquivos climáticos INMET 2016 disponíveis na plataforma Projeteee (Projetando Edificações Energeticamente Eficientes), o município apresenta cerca de metade do ano em desconforto térmico por frio. A definição das propriedades térmicas da edificação foram retiradas da NBR 15220 Parte 2. O edifício é naturalmente ventilado e a ventilação natural foi simulada através do AirflowNetwork MultizoneWithoutDistribution. Foram definidas situações de alterações do projeto para adequação do conforto térmico na edificação, pautadas em estratégias bioclimáticas estabelecidas pela NBR 15220 Parte 3. Considerando os resultados obtidos, a edificação apresenta conforto térmico adequado no verão; entretanto no inverno há altos índices de desconforto. Observou-se que os resultados dos padrões de aberturas de 50% e 100% não foram muito discrepantes, porém a edificação apresentou queda na temperatura de até 16% com as janelas fechadas. As alternativas propostas, apesar de amenizarem a sensação de desconforto térmico no frio em até 16%, não foram capazes de atender à zona de conforto estabelecida pela ASHRAE Standard 55.

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Publicado

02-10-2023

Como Citar

BARBOSA, Luísa Tristão; VELOSO, Ana Carolina de Oliveira. ANÁLISE DO CONFORTO TÉRMICO NO EDIFÍCIO ESCOLAR CAPCOLUNI EM VIÇOSA-MG. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 981–990. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3994. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

3. Conforto Térmico

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