Percepção sobre a qualidade do ar por alunos do ensino fundamental da rede pública
o projeto de extensão “EDUCA-AR”
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3997Palavras-chave:
Qualidade do ar, Práticas didáticas, Percepção infantilResumo
A poluição do ar gera impactos negativos de caráter ambiental, principalmente na alteração das condições climáticas do meio urbano, afetando diretamente a qualidade de vida e saúde da população, principalmente em crianças, cujos mecanismos fisiológicos e psicológicos ainda estão em desenvolvimento. A partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, que defende a importância em melhorar a educação e aumentar a consciencialização de todos sobre as medidas de mitigação e alerta precoce no que diz respeito às alterações climáticas, o presente trabalho propõe avaliar a percepção da qualidade do ar sob a ótica infantil bem como, colaborar com a disseminação do conhecimento dessa temática. A metodologia utilizada foi a) criação de um jogo de tabuleiro voltado aos alunos do ensino fundamental, b) workshop da qualidade do ar e aplicação do instrumento didático criado, c) utilização de questionários padronizados e desenhos. Os resultados mostram que o jogo de tabuleiro facilitou e aprofundou os conhecimentos entre os participantes. Notou-se intensa motivação e entusiasmo das crianças em participar das atividades sugeridas, assimilação dos conteúdos, maior
reflexão das questões ambientais emergentes e desenvolvimento de um senso de preservação da natureza e cuidado com a saúde das cidades.
Palavras-chave: Qualidade do ar, práticas didáticas, percepção infantil.
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