Percepção sobre a qualidade do ar por alunos do ensino fundamental da rede pública

o projeto de extensão “EDUCA-AR”

Autores

  • Ana Elisa Muniz Reder Universidade Vila Velha
  • Anieli Pessi Schneider Universidade Vila Velha
  • Vitor Cunha Spadetto Universidade Vila Velha
  • Jucileia Sian das Neves Universidade Vila Velha
  • Erica Coelho Pagel Universidade Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3997

Palavras-chave:

Qualidade do ar, Práticas didáticas, Percepção infantil

Resumo

A poluição do ar gera impactos negativos de caráter ambiental, principalmente na alteração das condições climáticas do meio urbano, afetando diretamente a qualidade de vida e saúde da população, principalmente em crianças, cujos mecanismos fisiológicos e psicológicos ainda estão em desenvolvimento. A partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, que defende a importância em melhorar a educação e aumentar a consciencialização de todos sobre as medidas de mitigação e alerta precoce no que diz respeito às alterações climáticas, o presente trabalho propõe avaliar a percepção da qualidade do ar sob a ótica infantil bem como, colaborar com a disseminação do conhecimento dessa temática. A metodologia utilizada foi a) criação de um jogo de tabuleiro voltado aos alunos do ensino fundamental, b) workshop da qualidade do ar e aplicação do instrumento didático criado, c) utilização de questionários padronizados e desenhos. Os resultados mostram que o jogo de tabuleiro facilitou e aprofundou os conhecimentos entre os participantes. Notou-se intensa motivação e entusiasmo das crianças em participar das atividades sugeridas, assimilação dos conteúdos, maior

reflexão das questões ambientais emergentes e desenvolvimento de um senso de preservação da natureza e cuidado com a saúde das cidades.

 

Palavras-chave: Qualidade do ar, práticas didáticas, percepção infantil.

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Publicado

26/10/2023

Como Citar

REDER, A. E. M.; SCHNEIDER, A. P.; SPADETTO, V. C.; NEVES, J. S. das; PAGEL, E. C. Percepção sobre a qualidade do ar por alunos do ensino fundamental da rede pública: o projeto de extensão “EDUCA-AR”. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3997. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3997. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental