Percepção sobre a qualidade do ar por alunos do ensino fundamental da rede pública

o projeto de extensão “EDUCA-AR”

Autores/as

  • Ana Elisa Muniz Reder Universidade Vila Velha
  • Anieli Pessi Schneider Universidade Vila Velha
  • Vitor Cunha Spadetto Universidade Vila Velha
  • Jucileia Sian das Neves Universidade Vila Velha
  • Erica Coelho Pagel Universidade Vila Velha

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3997

Palabras clave:

Qualidade do ar, Práticas didáticas, Percepção infantil

Resumen

A poluição do ar gera impactos negativos de caráter ambiental, principalmente na alteração das condições climáticas do meio urbano, afetando diretamente a qualidade de vida e saúde da população, principalmente em crianças, cujos mecanismos fisiológicos e psicológicos ainda estão em desenvolvimento. A partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, que defende a importância em melhorar a educação e aumentar a consciencialização de todos sobre as medidas de mitigação e alerta precoce no que diz respeito às alterações climáticas, o presente trabalho propõe avaliar a percepção da qualidade do ar sob a ótica infantil bem como, colaborar com a disseminação do conhecimento dessa temática. A metodologia utilizada foi a) criação de um jogo de tabuleiro voltado aos alunos do ensino fundamental, b) workshop da qualidade do ar e aplicação do instrumento didático criado, c) utilização de questionários padronizados e desenhos. Os resultados mostram que o jogo de tabuleiro facilitou e aprofundou os conhecimentos entre os participantes. Notou-se intensa motivação e entusiasmo das crianças em participar das atividades sugeridas, assimilação dos conteúdos, maior

reflexão das questões ambientais emergentes e desenvolvimento de um senso de preservação da natureza e cuidado com a saúde das cidades.

 

Palavras-chave: Qualidade do ar, práticas didáticas, percepção infantil.

Citas

ARBEX, M. A; SANTOS, U. P; MARTINS, L. C; SALDIVA, P.H.N; PEREIRA, L.A.A; BRAGA, A.L.F. A Poluição do Ar e o

Sistema Respiratório. Disponível em:

https://www.scielo.br/j/jbpneu/a/sD3cLkXqQwmDFpgzsyj7gBm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 abr. 2023.

BRASIL - Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental

e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 23 abr. 2023.

DAS NEVES, Amanda Martinelli; SILVA, Thayane Cantão Roque; KNUPP, Andrielly Moutinho. Análise da Qualidade do Ar da

Região Metropolitana da Grande Vitória tendo como referência os anos de 2014 a 2016. REVISTA ESFERA ACADÊMICA

TECNOLOGIA (ISSN 2526-4141), v. 3, n. 2, p. 27, 2018.

ESPÍRITO SANTO - INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS (IEMA) 2020. Guia da Qualidade do Ar.

(QGAR). Disponível em: https://iema.es.gov.br/qualidadedoar/indicedequalidadedoar. Acesso em: 23 abr. 2023.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - 2021. Disponível em:

https://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2021/POP2021_20221212.pdf. Acesso em: 23 abr. 2023.

IPCC - INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Climate Change 2022: Impacts, Adaptation, and

Vulnerability. Disponível em:

https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg2/downloads/report/IPCC_AR6_WGII_SummaryVolume.pdf. Acesso em: 23 abr. 2023.

LE, H. T. C. H.; DANG, T. N.; WARE, R.; PHUNG, D.; THAI, P. K.; SLY, P. D.; LE AN, P. Using the health beliefs model to explore

children's attitudes and beliefs on air pollution. Public Health, v. 196, p. 4-9, 2021.

LIAO, X.; TU, H.; MADDOCK, J. E.; FAN, S.; LAN, G.; WU, Y.; LU, Y. Residents’ perception of air quality, pollution

sources, and air pollution control in Nanchang, China. Atmospheric Pollution Research, v. 6, n. 5, p. 835-841, 2015.

LISBOA, Henrique de Melo. Controle da poluição atmosférica. 2014. Disponível em:

http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/418. Acesso em: 23 abr. 2023.

LYNCH, Katie M.; MIRABELLI, Maria C. Conscientização, Percepções e Comportamentos da Qualidade do Ar Exterior entre

Crianças Americanas de 12–17 Anos, 2015–2018. Revista de Saúde do Adolescente, v. 68, n. 5, pág. 882-887, 2021.

UNICEF- UNITED NATIONS CHILDREN'S FUND, 2022. Childhood Air Pollution Key Messages. Disponível em:

https://www.unicef.org/media/123156/file/Childhood_Air_Pollution_Key_Messages_2022.pdf. Acesso em: 23 abr.2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Ambient (outdoor) air pollution and health. Disponível em:

https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/ambient-(outdoor)-air-quality-and-health. Acesso em: 22 abr. 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. New WHO Global Air Quality Guidelines aim to save millions of lives from air

pollution. Disponível em: https://www.who.int/news/item/22-09-2021-new-who-global-air-quality-guidelines-aim-to-save

millions-of-lives-from-air-pollution. Acesso em: 22 abr. 2023.

ESPÍRITO SANTO - INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS (IEMA) 2020. Relatório Anual D a

Qualidade Do Ar 2019. Disponível em:

https://iema.es.gov.br/Media/iema/CQAI/Relatorios_anuais/IEMA_CQAI_Relat%C3%B3rio_Anual_da_Qualidade_do_Ar

pdf Acesso em: 24 abr. 2023.

KORSAVI, Sepideh Sadat; MONTAZAMI, Azadeh; MUMOVIC, Dejan. The impact of indoor environment quality (IEQ) on

schoolchildren's overall comfort in the UK; a regression approach. Building and Environment, v. 185, p. 107309, 2020.

ISO 28802:2012 - ERGONOMICS OF THE PHYSICAL ENVIRONMENT - Assessment of environments by means of na

environmental survey involving physical measurements of the environment and subjective responses of people.

Disponível em: https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:28802:ed-1:v1:en Acesso em 24 abr. 2023

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

REDER, Ana Elisa Muniz; SCHNEIDER, Anieli Pessi; SPADETTO, Vitor Cunha; NEVES, Jucileia Sian das; PAGEL, Erica Coelho. Percepção sobre a qualidade do ar por alunos do ensino fundamental da rede pública: o projeto de extensão “EDUCA-AR”. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3997. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3997. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental