Percepção sobre a qualidade do ar por alunos do ensino fundamental da rede pública
o projeto de extensão “EDUCA-AR”
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3997Palabras clave:
Qualidade do ar, Práticas didáticas, Percepção infantilResumen
A poluição do ar gera impactos negativos de caráter ambiental, principalmente na alteração das condições climáticas do meio urbano, afetando diretamente a qualidade de vida e saúde da população, principalmente em crianças, cujos mecanismos fisiológicos e psicológicos ainda estão em desenvolvimento. A partir do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, que defende a importância em melhorar a educação e aumentar a consciencialização de todos sobre as medidas de mitigação e alerta precoce no que diz respeito às alterações climáticas, o presente trabalho propõe avaliar a percepção da qualidade do ar sob a ótica infantil bem como, colaborar com a disseminação do conhecimento dessa temática. A metodologia utilizada foi a) criação de um jogo de tabuleiro voltado aos alunos do ensino fundamental, b) workshop da qualidade do ar e aplicação do instrumento didático criado, c) utilização de questionários padronizados e desenhos. Os resultados mostram que o jogo de tabuleiro facilitou e aprofundou os conhecimentos entre os participantes. Notou-se intensa motivação e entusiasmo das crianças em participar das atividades sugeridas, assimilação dos conteúdos, maior
reflexão das questões ambientais emergentes e desenvolvimento de um senso de preservação da natureza e cuidado com a saúde das cidades.
Palavras-chave: Qualidade do ar, práticas didáticas, percepção infantil.
Citas
ARBEX, M. A; SANTOS, U. P; MARTINS, L. C; SALDIVA, P.H.N; PEREIRA, L.A.A; BRAGA, A.L.F. A Poluição do Ar e o
Sistema Respiratório. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/jbpneu/a/sD3cLkXqQwmDFpgzsyj7gBm/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 abr. 2023.
BRASIL - Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental
e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 23 abr. 2023.
DAS NEVES, Amanda Martinelli; SILVA, Thayane Cantão Roque; KNUPP, Andrielly Moutinho. Análise da Qualidade do Ar da
Região Metropolitana da Grande Vitória tendo como referência os anos de 2014 a 2016. REVISTA ESFERA ACADÊMICA
TECNOLOGIA (ISSN 2526-4141), v. 3, n. 2, p. 27, 2018.
ESPÍRITO SANTO - INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS (IEMA) 2020. Guia da Qualidade do Ar.
(QGAR). Disponível em: https://iema.es.gov.br/qualidadedoar/indicedequalidadedoar. Acesso em: 23 abr. 2023.
IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - 2021. Disponível em:
https://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2021/POP2021_20221212.pdf. Acesso em: 23 abr. 2023.
IPCC - INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE. Climate Change 2022: Impacts, Adaptation, and
Vulnerability. Disponível em:
https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg2/downloads/report/IPCC_AR6_WGII_SummaryVolume.pdf. Acesso em: 23 abr. 2023.
LE, H. T. C. H.; DANG, T. N.; WARE, R.; PHUNG, D.; THAI, P. K.; SLY, P. D.; LE AN, P. Using the health beliefs model to explore
children's attitudes and beliefs on air pollution. Public Health, v. 196, p. 4-9, 2021.
LIAO, X.; TU, H.; MADDOCK, J. E.; FAN, S.; LAN, G.; WU, Y.; LU, Y. Residents’ perception of air quality, pollution
sources, and air pollution control in Nanchang, China. Atmospheric Pollution Research, v. 6, n. 5, p. 835-841, 2015.
LISBOA, Henrique de Melo. Controle da poluição atmosférica. 2014. Disponível em:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/418. Acesso em: 23 abr. 2023.
LYNCH, Katie M.; MIRABELLI, Maria C. Conscientização, Percepções e Comportamentos da Qualidade do Ar Exterior entre
Crianças Americanas de 12–17 Anos, 2015–2018. Revista de Saúde do Adolescente, v. 68, n. 5, pág. 882-887, 2021.
UNICEF- UNITED NATIONS CHILDREN'S FUND, 2022. Childhood Air Pollution Key Messages. Disponível em:
https://www.unicef.org/media/123156/file/Childhood_Air_Pollution_Key_Messages_2022.pdf. Acesso em: 23 abr.2023.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Ambient (outdoor) air pollution and health. Disponível em:
https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/ambient-(outdoor)-air-quality-and-health. Acesso em: 22 abr. 2023.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. New WHO Global Air Quality Guidelines aim to save millions of lives from air
pollution. Disponível em: https://www.who.int/news/item/22-09-2021-new-who-global-air-quality-guidelines-aim-to-save
millions-of-lives-from-air-pollution. Acesso em: 22 abr. 2023.
ESPÍRITO SANTO - INSTITUTO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS HÍDRICOS (IEMA) 2020. Relatório Anual D a
Qualidade Do Ar 2019. Disponível em:
pdf Acesso em: 24 abr. 2023.
KORSAVI, Sepideh Sadat; MONTAZAMI, Azadeh; MUMOVIC, Dejan. The impact of indoor environment quality (IEQ) on
schoolchildren's overall comfort in the UK; a regression approach. Building and Environment, v. 185, p. 107309, 2020.
ISO 28802:2012 - ERGONOMICS OF THE PHYSICAL ENVIRONMENT - Assessment of environments by means of na
environmental survey involving physical measurements of the environment and subjective responses of people.
Disponível em: https://www.iso.org/obp/ui/#iso:std:iso:28802:ed-1:v1:en Acesso em 24 abr. 2023
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.