APLICABILIDADE DE FERRAMENTAS GERADORAS DE ESTUDOS BIOCLIMÁTICOS NO CONTEXTO DA “SALA DE AULA INVERTIDA”

Autores

  • João Victor de Souza Lima Universidade Estadual Paulista (Unesp)
  • João Roberto Gomes de Faria Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Palavras-chave:

arquitetura bioclimática, ferramentas geradoras, método de ensino, sala de aula invertida

Resumo

Esta pesquisa é parte de uma dissertação de mestrado que apresenta uma discussão sobre o uso da metodologia ativa de ensino “Sala de Aula Invertida” em disciplinas de Conforto Ambiental, de modo que alguns problemas práticos e pedagógicos, que dificultam sua integração com as disciplinas projetuais em cursos de Arquitetura e Urbanismo, possam ser sanados ou minimizados, enquanto a sala de aula se torna um ateliê de projeto. Dentre as questões investigadas na dissertação, esta pesquisa se limita ao enfoque para as ferramentas geradoras de auxílio às tomadas de decisão, no âmbito da bioclimatologia e geometria solar, utilizadas nas atividades projetuais propostas em sala de aula, tendo o objetivo de investigar a aplicabilidade e contribuição dessas ferramentas dentro do contexto da “Sala de Aula Invertida”. A metodologia, de caráter exploratório e correlacional, consistiu no planejamento e aplicação da estratégia de ensino com a apropriação das ferramentas selecionadas, avaliação dos projetos entregues pelos alunos como resultado das atividades práticas elaboradas em sala de aula, e investigação do nível de satisfação dos estudantes para com o método, mais particularmente com relação às atividades propostas e ferramentas utilizadas. Dentre outras questões, os resultados sugerem que alguns aspectos da sistematização proposta foram bem sucedidos, como a utilização da planilha de tabulação bioclimática, e a apropriação das ferramentas de sombra do software SketchUp e das cartas solares impressas. Entretanto, o software Sol-Ar, apesar de importante para o projeto de proteções solares, não se mostrou eficiente para o estudo de máscaras de sombra do entorno edificado. Da mesma forma, as dificuldades de modelagem do software SunTool, assim como a sua não utilização na gravação das videoaulas, prejudicaram sua utilização como ferramenta de estudo para as máscaras de sombra em geral.

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Publicado

02-10-2023

Como Citar

LIMA, João Victor de Souza; FARIA, João Roberto Gomes de. APLICABILIDADE DE FERRAMENTAS GERADORAS DE ESTUDOS BIOCLIMÁTICOS NO CONTEXTO DA “SALA DE AULA INVERTIDA”. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 1031–1040. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4015. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

3. Conforto Térmico

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