Oficina de sensibilização de fenômenos acústicos como ferramenta de metodologia ativa de ensino

explorando a percepção de estudantes de arquitetura e urbanismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4064

Palavras-chave:

conforto ambiental, acústica de salas, fenômenos acústicos

Resumo

O presente artigo descreve a oficina denominada “Acústica – Sensibilização de fenômenos acústicos”, concebida como um primeiro contato dos alunos ingressantes na graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP - com o intuito de apresentar os conceitos básicos relacionados à propagação sonora e acústica arquitetônica. Com uma proposta didática integrando metodologias de aprendizagem ativa com o uso de ferramentas como modelos tridimensionais, o objetivo da oficina foi possibilitar ao estudante a capacidade de compreender os principais fenômenos acústicos que impactam nos projetos arquitetônicos. São apresentadas as atividades realizadas, bem como os resultados alcançados, avaliados positivamente por meio de questionários aplicados aos alunos participantes.

Biografia do Autor

Marília Bezerra Amorim, Universidade de São Paulo

Mestranda no Departamento de Tecnologia do curso de Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil).

Ranny Loureiro Xavier Nascimento Michalski , Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Tecnologia do curso de Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil).

Alessandra Rodrigues Prata Shimomura, Universidade de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Tecnologia do curso de Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil).

Michele Marta Rossi, Universidade de São Paulo

Doctor Professor in the Department of Technology at the School of Architecture and Urbanism of the University of São Paulo (São Paulo - SP, Brazil).

Roberta Consentino Kronka Mülfarth, Universidade de São Paulo

Professora Titular do Departamento de Tecnologia do curso de Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil).

Michael Edison Klein, Universidade de São Paulo

Mestrando no Departamento de Tecnologia do curso de Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil).

Referências

BARBOSA, E. F.; MOURA, D. G. Metodologias ativas de aprendizagem no ensino de Engenharia. In: XIII International Conference on Engineering and Technology Education, Guimarães, Portugal. Proceedings…, 2014. http://copec.eu/intertech2014/proc/works/25.pdf.

BONWELL, C. C.; EISON, J. A. Active learning: creating excitement in the classroom. AEHE-ERIC Higher Education Report No. 1. Washington, D.C. The George Washington University, 1991. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ ED336049.pdf.

CHVATAL, K. M. S.; MULFARTH, R. C. K.; DORNELLES, K. A.; SHIMOMURA, A. R. P.; MATTIA, P. H. S.; MICHALSKI, R. L. X. N.; SILVA, W. S. An innovative approach for teaching physics of the built environment. In: 36th PLEA Conference Passive and Low Energy Architecture and Urban Design (PLEA2022), Santiago. Book of Proceedings PLEA STGO 2022, v. 2. p. 884-889, 2022.

ISO, International Organization for Standardization. ISO 3382-2: Acoustics — Measurement of room acoustic parameters — Part 2: Reverberation time in ordinary rooms. International Organization for Standardization, 2008.

ISO, International Organization for Standardization. ISO 18233: Acoustics – Application of new measurement methods in building and room acoustics, International Organization for Standardization, 2006.

JEON, J. Y., Ryu, J. K., Kim, Y. H., Sato, S. Influence of absorption properties of materials on the accuracy of simulated acoustical measures in 1:10 scale model test. Applied Acoustics, 70 (4), 615-625, 2009. https://doi.org/10.1016/j.apacoust.2008.06.009.

LEE, H., Cha, C., Jeong, D. Development of realistic scale model auditors. Applied Acoustics, 188, 108544, 2022. https://doi.org/10.1016/j.apacoust.2021.108544.

LISOT, A. Modelo em escala reduzida ao ar livre como ferramenta de validação de simulação computacional de barreiras acústicas. Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.

MILO, A. The acoustic designer: Joining soundscape and architectural acoustics in architectural design education. Building Acoustics. 2020;27(2):83-112. doi:10.1177/1351010X19893593.

KITAPCI, K. Room acoustics education in interior architecture programs: a course structure proposal. In: Inter-noise 2019. Proceedings … Madrid, 2019.

BERARDI, U. Teaching acoustics in architectural programs in Canada. Canadian Acoustics, 45(3): 98–99, 2017.

GÜL, Z. S.; ÇALIŞKAN, M. Acoustics for architects: A potpourri of undergraduate and graduate level teaching styles, tools and in-course projects. The Journal of the Acoustical Society of America 151, 2326, 2022. https://doi.org/10.1121/10.0010104.

NASCIMENTO, Ranny L. X. Medição dos coeficientes de absorção sonora de materiais utilizados em modelos reduzidos. Dissertação de Mestrado, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Rio de Janeiro, 2005.

NEILSEN, T. B.; GEE, K. L. Active-learning techniques in an introductory acoustics class. The Journal of the Acoustical Society of America 132, 1923, 2012. https://doi.org/10.1121/1.4755057.

PAN, L., ZHAO, Y., GAO, J. Factors influencing scattering coefficient measurement accuracy in scaled reverberation room. Applied Acoustics, 159, 107072, 2020. https://doi.org/10.1016/j.apacoust.2019.107072.

RINDEL, J. H. Modelling in auditorium acoustics. From ripple tank and scale models to computer simulations. Revista Acústica, 33(3-4): 31–35, 2002.

VORLÄNDER. M. Auralization: fundamentals of acoustics, modelling, simulation, algorithms and acoustic virtual reality. New York: Springer, 2008.

Downloads

Publicado

2023-10-26

Como Citar

BEZERRA AMORIM, Marília; LOUREIRO XAVIER NASCIMENTO MICHALSKI , Ranny; RODRIGUES PRATA SHIMOMURA, Alessandra; MARTA ROSSI, Michele; CONSENTINO KRONKA MÜLFARTH, Roberta; KLEIN, Michael Edison. Oficina de sensibilização de fenômenos acústicos como ferramenta de metodologia ativa de ensino: explorando a percepção de estudantes de arquitetura e urbanismo. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–9. DOI: 10.46421/encac.v17i1.4064. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4064. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental