Oficina de sensibilização de fenômenos acústicos como ferramenta de metodologia ativa de ensino
explorando a percepção de estudantes de arquitetura e urbanismo
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4064Palavras-chave:
conforto ambiental, acústica de salas, fenômenos acústicosResumo
O presente artigo descreve a oficina denominada “Acústica – Sensibilização de fenômenos acústicos”, concebida como um primeiro contato dos alunos ingressantes na graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP - com o intuito de apresentar os conceitos básicos relacionados à propagação sonora e acústica arquitetônica. Com uma proposta didática integrando metodologias de aprendizagem ativa com o uso de ferramentas como modelos tridimensionais, o objetivo da oficina foi possibilitar ao estudante a capacidade de compreender os principais fenômenos acústicos que impactam nos projetos arquitetônicos. São apresentadas as atividades realizadas, bem como os resultados alcançados, avaliados positivamente por meio de questionários aplicados aos alunos participantes.
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