FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DA ARQUITETURA E URBANISMO ORIENTADOS PELO CLIMA

Autores

  • Nathália Mara Lorenzetti Lima Faculdade Estácio de Carapicuíba
  • Pedro Renan Debiazi Faculdade Estácio de Carapicuíba

Palavras-chave:

conforto ambiental, ferramentas digitais, conforto térmico, rayman, projeteee, energyplus

Resumo

Este artigo destina-se a docentes, estudantes e arquitetos interessados em ampliar seu repertório técnico e científico a respeito das plataformas digitais livres para simulação e desenvolvimento de bases para projetos orientados pelo clima. O objetivo deste trabalho, portanto, é reunir apontamentos bibliográficos, evidenciar e contextualizar as diferentes plataformas disponíveis para pesquisa e ensino do clima e conforto ambiental em edificações e espaços abertos. Para isso, foram realizados levantamentos bibliográficos para averiguação a respeito das principais variáveis climáticas e diretrizes projetuais levadas em consideração na elaboração de projetos arquitetônicos e urbanísticos, que posteriormente foram cruzados com dados sobre as plataformas popularmente conhecidas e disponíveis livremente na internet, por fim, quadros sínteses foram desenvolvidos para apresentação e discussão dos resultados. Acredita-se que o presente artigo contribui para difundir e ampliar o conhecimento sobre conforto ambiental, auxiliando o ensino a partir da aplicação das ferramentas digitais para melhora no desempenho térmico das edificações e espaços abertos, de modo a favorecer o desenvolvimento sustentável e a melhora na qualidade de vida dos usuários.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

LIMA, Nathália Mara Lorenzetti; DEBIAZI, Pedro Renan. FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O ENSINO DA ARQUITETURA E URBANISMO ORIENTADOS PELO CLIMA. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 1281–1289. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4083. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

3. Conforto Térmico