EXPERIÊNCIAS DE ENSINO REMOTO NAS DISCIPLINAS DE CONFORTO ACÚSTICO NOS CURSOS DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Palavras-chave:
ensino de acústica, arquitetura e urbanismo, pandemia CovidResumo
A pandemia da Covid-19 provocou mudanças em diversos setores, inclusive na educação. Professores do mundo todo, em um rápido período, tiveram que se reinventar e buscar estratégias de ensino remoto possíveis de aplicar dentro de cada realidade. Um dos desafios do curso de Arquitetura e Urbanismo é o seu caráter prático, com disciplinas sempre voltadas para atividades de ateliê com assessoramentos e trabalhos em grupo. O ensino remoto se tornou um desafio para todo o curso, mas foi possível, dentro das limitações, encontrar caminhos para novas formas de ensino. Este artigo trata da experiência dos dois cursos de Arquitetura e Urbanismo da UFAL – Universidade Federal de Alagoas. Nesse período, foram lecionadas quatro disciplinas de acústica: uma no mestrado e três na graduação. Ferramentas digitais, webquests, uso de estudos de caso, seminários com fabricantes e consultores em acústica foram algumas das estratégias utilizadas. Como resultado, foi percebido que, mesmo com o distanciamento social respeitado, o nível dos trabalhos foram de alta qualidade, mas que a falta interação foi a principal dificuldade encontrada. Com este artigo espera-se contribuir para a discussão do ensino de acústica dentro do curso de Arquitetura e Urbanismo de forma a superar as dificuldades impostas pelo período pandêmico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.