DESEMPENHO TÉRMICO DE UMA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR LOCALIZADA NA ZONA BIOCLIMÁTICA BRASILEIRA 2 UTILIZANDO COBERTURA DE TELHAS DE FIBROCIMENTO

Autores

  • Giceli Tabarelli Universidade Federal de Santa Maria
  • Joaquim Cesar Pizzutti dos Santos Universidade Federal de Santa Maria
  • Tobias Pigatto Ottoni Universidade Federal de Santa Maria
  • Tuani Zat Universidade Federal de Santa Maria
  • Liége Garlet Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Palavras-chave:

cobertura, desempenho térmico, simulação computacional

Resumo

A preocupação em desenvolver construções mais sustentáveis, mas que também proporcionem mais conforto ao usuário tem sido alvo de pesquisas nos últimos anos. Este trabalho tem o objetivo de avaliar os fatores que influenciam o desempenho térmico de uma edificação multifamiliar localizada na Zona Bioclimática Brasileira 2, em relação à escolha das telhas de fibrocimento comumente utilizadas na região como material para a cobertura. Os resultados demonstraram que a absortância solar apresentou influência significativa na temperatura interna da edificação. Esta variável obteve o valor 0,3 como o mais adequado para o solstício de verão, porém com temperaturas de conforto baixas para o inverno, mesmo que aprovadas quando analisadas pelas recomendações da NBR 15575 (ABNT, 2013). Já a transmitância térmica mais adequada para as duas estações críticas do ano foi a próxima a 1,34 W/(m².K). Comprovou-se que a cobertura da edificação analisada necessita de controle, tendo como resultado de conforto 1 Ren/h no inverno e 15 Ren/h no verão. As composições de cobertura com melhor desempenho térmico durante o verão foram as que possuíam absortâncias solares baixas e altas renovações de ar. Essas composições também demonstraram bons resultados no inverno, porém com a redução da ventilação e presença de isolamento térmico no sistema.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

TABARELLI, Giceli; SANTOS, Joaquim Cesar Pizzutti dos; OTTONI, Tobias Pigatto; ZAT, Tuani; GARLET, Liége. DESEMPENHO TÉRMICO DE UMA EDIFICAÇÃO MULTIFAMILIAR LOCALIZADA NA ZONA BIOCLIMÁTICA BRASILEIRA 2 UTILIZANDO COBERTURA DE TELHAS DE FIBROCIMENTO. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 1795–1804. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4218. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

4. Desempenho Térmico do Ambiente Construído

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)