INFLUÊNCIA DA COBERTURA E DA ORIENTAÇÃO NO DESEMPENHO TÉRMICO DE UMA CRECHE DO PROGRAMA PROINFÂNCIA EM CLIMA QUENTE E ÚMIDO
Palavras-chave:
Desempenho Térmico, Simulação Computacional, Projeto PadrãoResumo
Projetos padrão são frequentemente utilizados em obras públicas devido à racionalização na construção. No âmbito da educação destaca-se o programa Proinfância, que preconiza projetos padrão de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) para o Brasil. Entretanto, o desempenho térmico desses projetos pode ser prejudicado, visto que, questões como implantação do projeto não podem ser previstas frente a possibilidade de implantação em diferentes contextos climáticos do país. Assim, o artigo busca avaliar a influência de diferentes orientações e coberturas sobre o desempenho térmico de um CMEI tipo B do programa Proinfância em Maceió-AL Para tal, foram feitas a caracterização do objeto de estudo; a definição de um modelo computacional representativo do CMEI, com o programa EnergyPlus; análises do ganho de calor por superfícies; simulações em oito orientações de implantação e testes com diferentes coberturas. Os resultados indicaram o maior ganho de calor pela cobertura, atingindo os 180 W/m², das 7h às 16h. Observou-se que não houve variação significativa no desempenho térmico das salas ao variar as orientações, onde todas as salas apresentaram percentuais anuais de desconforto de aproximadamente 38% (600°ChR). As coberturas avaliadas resultaram em reduções de aproximadamente 50% no desconforto em relação ao modelo real (cobertura escura sem isolamento), sendo a cobertura clara a mais viável. Com os resultados é possível realizar adaptações no projeto que potencializem as atividades desenvolvidas nos ambientes e favoreçam o processo de aprendizagem das crianças, por meio da obtenção de conforto térmico.
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