INFLUÊNCIA DA COBERTURA E DA ORIENTAÇÃO NO DESEMPENHO TÉRMICO DE UMA CRECHE DO PROGRAMA PROINFÂNCIA EM CLIMA QUENTE E ÚMIDO
Palavras-chave:
Desempenho Térmico, Simulação Computacional, Projeto PadrãoResumo
Projetos padrão são frequentemente utilizados em obras públicas devido à racionalização na construção. No âmbito da educação destaca-se o programa Proinfância, que preconiza projetos padrão de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) para o Brasil. Entretanto, o desempenho térmico desses projetos pode ser prejudicado, visto que, questões como implantação do projeto não podem ser previstas frente a possibilidade de implantação em diferentes contextos climáticos do país. Assim, o artigo busca avaliar a influência de diferentes orientações e coberturas sobre o desempenho térmico de um CMEI tipo B do programa Proinfância em Maceió-AL Para tal, foram feitas a caracterização do objeto de estudo; a definição de um modelo computacional representativo do CMEI, com o programa EnergyPlus; análises do ganho de calor por superfícies; simulações em oito orientações de implantação e testes com diferentes coberturas. Os resultados indicaram o maior ganho de calor pela cobertura, atingindo os 180 W/m², das 7h às 16h. Observou-se que não houve variação significativa no desempenho térmico das salas ao variar as orientações, onde todas as salas apresentaram percentuais anuais de desconforto de aproximadamente 38% (600°ChR). As coberturas avaliadas resultaram em reduções de aproximadamente 50% no desconforto em relação ao modelo real (cobertura escura sem isolamento), sendo a cobertura clara a mais viável. Com os resultados é possível realizar adaptações no projeto que potencializem as atividades desenvolvidas nos ambientes e favoreçam o processo de aprendizagem das crianças, por meio da obtenção de conforto térmico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.