INFLUÊNCIA DA COBERTURA E DA ORIENTAÇÃO NO DESEMPENHO TÉRMICO DE UMA CRECHE DO PROGRAMA PROINFÂNCIA EM CLIMA QUENTE E ÚMIDO

Autores

  • Mayna Lais Tenório de Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Veridiana Atanasio Scalco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliana Oliveira Batista Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Desempenho Térmico, Simulação Computacional, Projeto Padrão

Resumo

Projetos padrão são frequentemente utilizados em obras públicas devido à racionalização na construção. No âmbito da educação destaca-se o programa Proinfância, que preconiza projetos padrão de Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) para o Brasil. Entretanto, o desempenho térmico desses projetos pode ser prejudicado, visto que, questões como implantação do projeto não podem ser previstas frente a possibilidade de implantação em diferentes contextos climáticos do país. Assim, o artigo busca avaliar a influência de diferentes orientações e coberturas sobre o desempenho térmico de um CMEI tipo B do programa Proinfância em Maceió-AL Para tal, foram feitas a caracterização do objeto de estudo; a definição de um modelo computacional representativo do CMEI, com o programa EnergyPlus; análises do ganho de calor por superfícies; simulações em oito orientações de implantação e testes com diferentes coberturas. Os resultados indicaram o maior ganho de calor pela cobertura, atingindo os 180 W/m², das 7h às 16h. Observou-se que não houve variação significativa no desempenho térmico das salas ao variar as orientações, onde todas as salas apresentaram percentuais anuais de desconforto de aproximadamente 38% (600°ChR). As coberturas avaliadas resultaram em reduções de aproximadamente 50% no desconforto em relação ao modelo real (cobertura escura sem isolamento), sendo a cobertura clara a mais viável. Com os resultados é possível realizar adaptações no projeto que potencializem as atividades desenvolvidas nos ambientes e favoreçam o processo de aprendizagem das crianças, por meio da obtenção de conforto térmico.

Downloads

Publicado

2023-10-02

Como Citar

ARAÚJO, Mayna Lais Tenório de; SCALCO, Veridiana Atanasio; BATISTA, Juliana Oliveira. INFLUÊNCIA DA COBERTURA E DA ORIENTAÇÃO NO DESEMPENHO TÉRMICO DE UMA CRECHE DO PROGRAMA PROINFÂNCIA EM CLIMA QUENTE E ÚMIDO. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 1883–1891. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4229. Acesso em: 5 jul. 2024.

Edição

Seção

4. Desempenho Térmico do Ambiente Construído