ANÁLISE DE MEDIDAS APLICÁVEIS À EDIFICAÇÃO PÚBLICA ESCOLAR PARA OBTENÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO A NA ETIQUETA NACIONAL DE CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Palavras-chave:
RTQ-C, edificação escolar pública, eficiência energéticaResumo
As edificações institucionais, em sua maioria, são grandes consumidores de energia elétrica, principalmente devido aos sistemas de iluminação e condicionamento de ar. Visando promover a eficiência energética nas edificações, o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) criou, em 2003, o PBE Edifica para certificação dos edifícios brasileiros. Este trabalho objetiva avaliar o potencial de alcance da classificação A para Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), em edificação pública escolar existente. Para tanto, aplicou-se o método prescritivo estabelecido no Regulamento Técnico da Qualidade para Nível de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas – RTQ-C (INMETRO, 2013) visando diagnosticar a classificação obtida pelo prédio 12 do CEFETMG, localizado em Belo Horizonte-MG, objeto deste estudo de caso e, posteriormente, verificou-se o fundamento em propor modificações para alcance da classificação A. A análise dos três sistemas do edifício: envoltória, iluminação e condicionamento de ar apontou que para a edificação atingir a classificação A pelo RTQ-C, são necessárias melhorias em todos os itens considerados. Os resultados indicaram necessidade diminuição na absortância solar da parede e cobertura, substituição das telhas para atender ao pré-requisito de transmitância térmica da cobertura nos ambientes condicionados, reordenação dos condutores elétricos para permitir o acionamento independente das luminárias próximas às janelas, troca dos aparelhos de ar condicionado e isolamento das tubulações dos condicionadores de ar para que a edificação em estudo alcance a classificação A. O trabalho apresentou contribuição prática ao identificar uma solução para um problema real, e acadêmica ao servir de base para estudos semelhantes.
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