ESTUDO DE CASO

COMPARAÇÃO ENTRE METODOLOGIA DE ETIQUETAGEM DO RTQ-C E DO INI-C, EM UMA EDIFICAÇÃO MILITAR

Autores

  • Breno Pontes Pimentel Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
  • Andréa Teresa Riccio Barbosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Eficiência energética em edificações, projeto pavilhão militar ENCE nível “A”, novo RTQC, Programa Brasileiro de Etiquetagem

Resumo

Devido a diversas limitações encontradas na metodologia prevista no Regulamento Técnico da Qualidade para o Nível da Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C), estudos foram realizados entre 2009 e 2018, os quais culminaram na atualização desse Regulamento por meio da Instrução Normativa INMETRO para Classe de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C). Este trabalho analisou e classificou o Projeto Executivo de um Pavilhão do Exército Brasileiro localizado em Campo Grande, MS, por meio da metodologia prevista na INI-C (divulgada durante processo de Consulta Pública em 2018). O Projeto Executivo dessa edificação obtinha ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia) Geral Nível “A” segundo RTQ-C. Utilizando publicação da INI-C, obteve-se ENCE Geral de Projeto Classe “A” e houve melhoramento da ENCE Parcial da Envoltória do Lado Leste do Pavilhão, a qual passou de Nível “B” segundo o RTQ-C para Classe “A” segundo a INI-C. As demais ENCE parciais se mantiveram as mesmas pelos dois métodos. No quesito “Aquecimento de Água”, o qual era analisado apenas para “Bonificações” no RTQ-C, no método da INI-C obteve-se ENCE Parcial Classe “D”. Foi observado que a metodologia Simplificada prevista na INI-C é mais completa que a Prescritiva prevista no RTQ-C, calculando o consumo energético da edificação e o percentual de economia decorrente da implementação de técnicas de eficiência energética.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

PIMENTEL, Breno Pontes; BARBOSA, Andréa Teresa Riccio. ESTUDO DE CASO: COMPARAÇÃO ENTRE METODOLOGIA DE ETIQUETAGEM DO RTQ-C E DO INI-C, EM UMA EDIFICAÇÃO MILITAR. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 2323–2332. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4282. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

5. Eficiência Energética