ESTUDO DE CLASSIFICAÇÃO DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO PRÉDIO 20 DO CEFET-MG
Palavras-chave:
ENCE, RTQ-C, Novo Método, edifícios públicos, eficiência energéticaResumo
Desde 1985, o governo brasileiro tem promovido o uso eficiente da energia elétrica por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A eficiência energética em edificações apresenta grande potencial de economia de eletricidade e redução de emissões para o país. Neste contexto, este artigo objetiva avaliar a eficiência energética de uma edificação escolar pública sob a ótica do Regulamento Técnico da Qualidade para Nível de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (RTQ-C) e o seu Novo Método, posto em consulta pública em 2018. A edificação avaliada foi o Prédio 20 do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), localizada em Belo Horizonte - MG. Para avaliar a eficiência energética do sistema de Iluminação, aplicou-se o Método Prescritivo, ao passo que, para a envoltória, aplicou-se os métodos Prescritivo e o Novo. Adicionalmente, utilizou-se resultados de avaliação prévia do conforto térmico dos ambientes naturalmente ventilados obtidos pelo Método de Simulação. Pelo Método Prescritivo, a envoltória atingiu o nível “A” e o sistema de iluminação, nível “B”. Porém, a classificação de ambos sistemas caiu para “C” devido ao não atendimento de pré-requisitos. A análise da envoltória pelo Novo Método resultou na classificação “A”. O equivalente numérico dos ambientes ventilados naturalmente atingiu nível “E” e a classificação geral do edifício atingiu nível “C” de eficiência energética. A discrepância nos resultados da envoltória sinaliza limitações dos métodos Simplificado e Novo. Os resultados indicaram desempenho térmico inadequado da edificação para o clima e, também, necessidade de ajustes para otimização de seu consumo energético e conforto térmico. Este estudo apresenta, portanto, contribuição prática, ao identificar solução para um problema real, e acadêmica, ao discutir as diferenças na aplicação dos regulamentos, além de servir de base para estudos semelhantes.
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