O PROCESSO DE PROJETO DE EDIFÍCIO ESCOLAR

BARREIRAS E PERSPECTIVAS PARA O CONFORTO E A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Autores

  • Ana Carolina Pussi de Brito UEM
  • Carolina Moreira Barbosa de Brito Universidade de Brasília
  • Vívian Maurer Bortolotto Universidade Federal de Santa Maria
  • Caio Frederico e Silva Universidade de Brasília
  • Cláudia Naves David Amorim Universidade de Brasília

Palavras-chave:

edifício escolar, projeto padrão, conforto térmico, eficiência energética, processo de projeto

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar as barreiras e perspectivas do processo de projeto desenvolvido pela equipe técnica de arquitetura do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação - FNDE, autarquia vinculada ao Ministério da Educação, em parceria com pesquisadores da Universidade de Brasília - UnB. O contexto deste trabalho fundamenta-se pelo atendimento à Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para edificações comerciais, de serviços e de uso público, por meio do exemplo da avaliação de projeto de edifícios escolares que contemplem as oito zonas bioclimáticas brasileiras. Apresenta-se como exemplo a iniciativa de avaliar o desempenho de um projeto padrão de uma Unidade de Ensino Fundamental, desenvolvido em três configurações (cinco salas térreo, nove salas térreo e nove salas em dois pavimentos). O método do trabalho parte da realização de consultorias e documentos técnicos que registram todo o processo de avaliação do projeto padrão, na busca pelo atendimento à Etiqueta Geral A, e do maior grau de conforto térmico para os usuários da escola, por meio da análise prescritiva e análise do condicionamento ambiental, por simulação computacional no software DesignBuilder. Os resultados registram por meio de diretrizes projetuais os avanços obtidos por meio da melhoria do projeto padrão. Os dados obtidos demonstram a relevância de considerar estudos, avaliações e análises técnicas no processo de desenvolvimento do projeto padrão, e sinaliza alternativas para melhorias na infraestrutura escolar. Concluise que o projeto padrão precisa ser adaptado para, no mínimo, três versões distintas para que atenda as especificidades climáticas das zonas bioclimáticas brasileiras.

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Publicado

02-10-2023

Como Citar

BRITO, Ana Carolina Pussi de; BRITO, Carolina Moreira Barbosa de; BORTOLOTTO, Vívian Maurer; SILVA, Caio Frederico e; AMORIM, Cláudia Naves David. O PROCESSO DE PROJETO DE EDIFÍCIO ESCOLAR: BARREIRAS E PERSPECTIVAS PARA O CONFORTO E A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 2417–2426. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4299. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

5. Eficiência Energética

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