O PROCESSO DE PROJETO DE EDIFÍCIO ESCOLAR
BARREIRAS E PERSPECTIVAS PARA O CONFORTO E A EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Palavras-chave:
edifício escolar, projeto padrão, conforto térmico, eficiência energética, processo de projetoResumo
Este artigo tem o objetivo de apresentar as barreiras e perspectivas do processo de projeto desenvolvido pela equipe técnica de arquitetura do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação - FNDE, autarquia vinculada ao Ministério da Educação, em parceria com pesquisadores da Universidade de Brasília - UnB. O contexto deste trabalho fundamenta-se pelo atendimento à Etiqueta Nacional de Conservação de Energia para edificações comerciais, de serviços e de uso público, por meio do exemplo da avaliação de projeto de edifícios escolares que contemplem as oito zonas bioclimáticas brasileiras. Apresenta-se como exemplo a iniciativa de avaliar o desempenho de um projeto padrão de uma Unidade de Ensino Fundamental, desenvolvido em três configurações (cinco salas térreo, nove salas térreo e nove salas em dois pavimentos). O método do trabalho parte da realização de consultorias e documentos técnicos que registram todo o processo de avaliação do projeto padrão, na busca pelo atendimento à Etiqueta Geral A, e do maior grau de conforto térmico para os usuários da escola, por meio da análise prescritiva e análise do condicionamento ambiental, por simulação computacional no software DesignBuilder. Os resultados registram por meio de diretrizes projetuais os avanços obtidos por meio da melhoria do projeto padrão. Os dados obtidos demonstram a relevância de considerar estudos, avaliações e análises técnicas no processo de desenvolvimento do projeto padrão, e sinaliza alternativas para melhorias na infraestrutura escolar. Concluise que o projeto padrão precisa ser adaptado para, no mínimo, três versões distintas para que atenda as especificidades climáticas das zonas bioclimáticas brasileiras.
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