ANÁLISE DA ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTE INTERNO DE EDIFICAÇÕES DE ESCRITÓRIO DE DIFERENTES TIPOLOGIAS NA CIDADE DE VITÓRIA-ES

Autores

  • Felipe A. Carpanedo UVV
  • Maria Claudia de S. L. S. B. Barros FAESA
  • Mariana Mardegan FAESA
  • Anna Carolina de B. Piras FAESA
  • Ricardo N. Maioli FAESA
  • Érica C. Pagel UVV

Palavras-chave:

iluminação natural, tipologia construtiva, simulação computacional

Resumo

A envoltória de edifícios de escritórios está intimamente relacionada ao aproveitamento da luz natural e uma das formas de analisar a interferência da iluminação natural no interior de uma edificação é através de simulação computacional. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho luminoso de diferentes tipologias arquitetônicas de edifícios verticais de escritórios construídos em Vitoria/ES. A metodologia utilizada envolveu a modelagem do ambiente interno de quatro edifícios representativos de períodos diferentes, simulados em oito orientações, sem a presença de entorno obstruído, a fim de excluir a influência dessa variável nesta investigação. O intuito é o de avaliar o comportamento da luz natural através das métricas de Useful Daylight Iluminances (UDI) e Daylight Autonomy (DA). Para tal simulação computacional foi utilizado o plug-in Diva-for-Rhino. Os resultados mostram que o modelo representativo do período de 2000 a 2016, simulado com uma fachada com PAF 100% associada a um vidro de baixa transmissividade alcançaram maiores percentuais de UDI nos ambientes. Contudo, o modelo representativo do período de 1950 a 1979, com PAF 40% e vidro de alta transmissividade alcançou o maior desempenho com relação ao DA.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

CARPANEDO, Felipe A.; BARROS, Maria Claudia de S. L. S. B.; MARDEGAN, Mariana; PIRAS, Anna Carolina de B.; MAIOLI, Ricardo N.; PAGEL, Érica C. ANÁLISE DA ILUMINAÇÃO NATURAL EM AMBIENTE INTERNO DE EDIFICAÇÕES DE ESCRITÓRIO DE DIFERENTES TIPOLOGIAS NA CIDADE DE VITÓRIA-ES. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 2609–2618. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4322. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

6. Iluminação Natural e Artificial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)