AVALIAÇÃO QUANTITATIVA DA ADMISSÃO DA LUZ NATURAL POR ABERTURAS ZENITAIS EM MAQUETES FÍSICAS
Palavras-chave:
iluminação natural, aberturas zenitais, simulação computacionalResumo
Na disciplina de Conforto Lumínico e Acústico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), são desenvolvidas maquetes com aberturas zenitais nas quais a admissão de luz natural é avaliada qualitativamente em relação à geometria dos sistemas de admissão. Apesar da coerência das soluções estudadas e da contribuição ao aprendizado dos alunos, cada vez mais tem se apresentado necessárias também avaliações quantitativas da luz natural nos ambientes estudados, demonstrando assim eficácia dos sistemas aplicados, em suas dimensões e orientações propostas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é avaliar quantitativamente a admissão de luz natural em maquetes desenvolvidas na disciplina de Conforto Lumínico e Acústico, comparando os modelos físicos desenvolvidos a simulações computacionais. A partir deste objetivo foram estabelecidas as etapas metodológicas a seguir: (1) Seleção das maquetes avaliadas; (2) Medições das maquetes e definição dos parâmetros geométricos dos modelos; (3) Modelagem no programa Rhinoceros3D e simulação no plug-in DIVA-for-Rhino, das medidas de iluminação: DA (Daylight Autonomy), UDI (Useful Daylight Illuminances), FLD (Fator de Luz Diurna) e sDA (Spatial Daylight Autonomy) de cada modelo; (4) Análise de acordo com parâmetros normativos da IES-LM-83-12 (LEED v4.); (5) Medição de FLD nas maquetes físicas. Como principais resultados, destaca-se coerentemente a relação entre porcentagem de abertura zenital e a quantidade de iluminação admitida nos modelos, bem como a influência da altura solar e profundidade dos elementos de admissão. Também observou-se uma grande variação quantitativa na admissão de luz natural entre os modelos estudados, comprovando que as considerações apenas da geometria da insolação propostas no exercício, poderiam ser complementadas com medições ou simulações computacionais, como exemplificadas neste trabalho, contribuindo com uma maior compreensão dos fenômenos relativos a admissão da luz natural.
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