CARACTERÍSTICAS DE USO DE SALAS DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
RELAÇÃO ENTRE OCUPAÇÃO E ILUMINAÇÃO
Palavras-chave:
educação infantil, salas de aula, ocupação, iluminânciaResumo
O ambiente físico é uma parte fundamental de qualquer programa de educação e deve favorecer os processos de aprendizado das crianças. Este artigo visa identificar as características de uso e ocupação de salas de aula de educação infantil e as características do ambiente luminoso durante a realização das atividades, relacionando as áreas ocupadas pelas crianças e os valores de iluminância. Os dados foram coletados através de estudos de campo realizados em seis salas de aula na cidade de Florianópolis (Brasil) durante 2016 e contaram com a participação de aproximadamente 84 crianças. As informações referentes ao tempo de uso e características de ocupação das salas de aula foram levantadas através de observação e mapeamento comportamental. Paralelamente foram realizadas medições de iluminância. Os dados de iluminância foram plotados em mapas de curvas de isoiluminância e calculados os valores de iluminância média durante as atividades. Os dados de iluminância foram analisados posteriormente junto com as áreas ocupadas pelas crianças. Os resultados indicaram que o modelo pedagógico da creche influenciou a forma na qual as salas de aula foram ocupadas pelas crianças. Durante as atividades realizadas em sala, as crianças tenderam a se localizar e permanecer mais tempo em áreas com iluminância média maior que 300lux. Estes resultados poderiam indicar as preferências das crianças ou sua adaptação às condições luminosas das salas. Apesar de que o modelo pedagógico direciona em grande medida as características de uso das salas de aula, a regulamentação dos parâmetros técnicos dos ambientes físicos é necessária. A falta de uma norma nacional para o projeto de edificações educacionais viabiliza o funcionamento de infraestruturas pouco adequadas que, em ocasiões, foram projetadas para outro uso.
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