CARACTERÍSTICAS DE USO DE SALAS DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

RELAÇÃO ENTRE OCUPAÇÃO E ILUMINAÇÃO

Autores

  • Natalia Giraldo Vásquez Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernando O. Ruttkay Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

educação infantil, salas de aula, ocupação, iluminância

Resumo

O ambiente físico é uma parte fundamental de qualquer programa de educação e deve favorecer os processos de aprendizado das crianças. Este artigo visa identificar as características de uso e ocupação de salas de aula de educação infantil e as características do ambiente luminoso durante a realização das atividades, relacionando as áreas ocupadas pelas crianças e os valores de iluminância. Os dados foram coletados através de estudos de campo realizados em seis salas de aula na cidade de Florianópolis (Brasil) durante 2016 e contaram com a participação de aproximadamente 84 crianças. As informações referentes ao tempo de uso e características de ocupação das salas de aula foram levantadas através de observação e mapeamento comportamental. Paralelamente foram realizadas medições de iluminância. Os dados de iluminância foram plotados em mapas de curvas de isoiluminância e calculados os valores de iluminância média durante as atividades. Os dados de iluminância foram analisados posteriormente junto com as áreas ocupadas pelas crianças. Os resultados indicaram que o modelo pedagógico da creche influenciou a forma na qual as salas de aula foram ocupadas pelas crianças. Durante as atividades realizadas em sala, as crianças tenderam a se localizar e permanecer mais tempo em áreas com iluminância média maior que 300lux. Estes resultados poderiam indicar as preferências das crianças ou sua adaptação às condições luminosas das salas. Apesar de que o modelo pedagógico direciona em grande medida as características de uso das salas de aula, a regulamentação dos parâmetros técnicos dos ambientes físicos é necessária. A falta de uma norma nacional para o projeto de edificações educacionais viabiliza o funcionamento de infraestruturas pouco adequadas que, em ocasiões, foram projetadas para outro uso.

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Publicado

2023-10-02

Como Citar

VÁSQUEZ, Natalia Giraldo; PEREIRA, Fernando O. Ruttkay. CARACTERÍSTICAS DE USO DE SALAS DE AULA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: RELAÇÃO ENTRE OCUPAÇÃO E ILUMINAÇÃO. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 2717–2726. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4333. Acesso em: 5 jul. 2024.

Edição

Seção

6. Iluminação Natural e Artificial