O IMPACTO DA SUBSTITUIÇÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS GOIABEIRAS

Autores

  • Joicy Araujo da Silva Campus Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES
  • Luísa Galimberti Pires Martins Campus Universitário, Goiabeiras, Vitória, ES
  • Eduardo Godoy Pignaton UFES
  • Felipe Demuner Magalhães UFES
  • Ricardo Nacari Maioli UFES

Palavras-chave:

eficiência energética, projeto luminotécnico, iluminação pública

Resumo

A busca pela eficiência energética e sustentabilidade representa uma questão global cada vez mais pertinente e, no Brasil, esforços para otimizar o setor de iluminação pública têm sido recorrentes, tendo em vista seu consumo energético significativo. Nesse sentido, este artigo objetiva avaliar o impacto energético do novo sistema de iluminação pública projetado para o campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo. Um levantamento in loco sobre o sistema instalado indicou uma não adequação às demandas do campus e, portanto, a necessidade de sua otimização. Para tal, foi realizado um projeto de iluminação com o auxílio do software DIALux, seguido da comparação entre seu consumo de energia estimado e o da instalação existente. A análise do projeto revelou uma redução estimada no consumo de energia elétrica de até 80%, considerando a iluminação nas vias de tráfego de pedestres e veículos motorizados. A substituição e complementação do sistema de iluminação existente pela tecnologia LED possibilitará, portanto, um aumento da eficiência energética do sistema e uma redução do custo mensal com energia elétrica destinada à iluminação do campus.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

SILVA, Joicy Araujo da; MARTINS, Luísa Galimberti Pires; PIGNATON, Eduardo Godoy; MAGALHÃES, Felipe Demuner; MAIOLI, Ricardo Nacari. O IMPACTO DA SUBSTITUIÇÃO DO SISTEMA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS GOIABEIRAS. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 15., 2019. Anais [...]. [S. l.], 2019. p. 2866–2875. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4355. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

6. Iluminação Natural e Artificial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)