PARÂMETROS DE PROJETO ESCOLAR E AVALIAÇÃO ARQUITETÔNICA DE ESCOLA PÚBLICA
Palavras-chave:
FDE, arquitetura escolar, APO, parâmetros de projeto, processo de projeto, ambientalResumo
O ambiente escolar deve apoiar a produtividade em ensino e aprendizagem considerando tendências pedagógicas do século XXI. O bem-estar dos usuários está intimamente relacionado ao conforto ambiental de uma escola. Para assegurar um ambiente de ensino seguro, confortável, funcional e que estimule a educação, parâmetros de projeto (PPs) foram desenvolvidos. O objetivo desta pesquisa é demonstrar possibilidades de inclusão dos PPs na arquitetura escolar no processo de projeto da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo), considerando APO e programa arquitetônico. A FDE administra os projetos escolares com base em várias especificações bem definidas para garantir os padrões de qualidade da construção. As soluções de projeto podem ser aprimoradas por pesquisas com base em evidências - incluindo resultados de APOs - orientando o processo de projeto e a fase de programa. Incluir os PPs nestas fases pode significar melhorias no conforto ambiental, especialmente na funcionalidade. O método tem base em estudos de caso de escolas FDE, análise de documentos FDE e proposta de inclusão dos PPs no seu processo de projeto. Uma análise do fluxograma desse processo demonstrando como os PPs podem ser aplicados no projeto escolar da FDE sem custos substanciais é o resultado principal. O estudo atesta como processos padronizados da arquitetura escolar podem ser enriquecidos sob a luz de PPs, considerando as novas tendências da educação do século XXI e seu impacto positivo sobre o ambiente construído.
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