ESTUDO PILOTO DO MAPA DE RUÍDO DE TRÁFEGO VEICULAR DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA RODOVIA TRANSAMAZÔNICA (BR 230) NA REGIÃO METROPOLITANA DE JOÃO PESSOA/ PB
Palavras-chave:
acústica urbana, poluição sonora, mapa de ruído, ruído de tráfegoResumo
As fontes sonoras propagadas no espaço urbano, em especial o ruído gerado pelos veículos automotivos, têm elevado os índices de poluição sonora nas grandes cidades. Para avaliação e controle do ruído ambiental, surgem os mapas de ruído, que permitem representar os níveis de pressão sonora atuantes no espaço urbano. Em meio à expansão urbana no Brasil, foi inaugurada, no ano de 1972, a terceira maior rodovia do país, a Rodovia Transamazônica (BR 230). Em decorrência desta construção, houve transformações nas áreas urbanas por ela afetada, de modo especial, no Estado da Paraíba, visto que o mesmo é cortado pela referida rodovia ao longo de sua maior extensão, que compreende o sentido Leste-Oeste. Ao analisar as cidades paraibanas por onde a Rodovia percorre, percebeu-se que a Região Metropolitana de João Pessoa é a área com o maior número de edificações e, consequentemente, de pessoas expostas ao ruído de tráfego veicular proveniente da BR 230, isto é, a área mais crítica em relação a emissão de ruído pela via. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral avaliar o impacto do ruído de tráfego veicular da Rodovia Transamazônica (BR 230) na região metropolitana de João Pessoa/PB para quantificar a população exposta ao ruído e averiguar estatisticamente a correlação entre o ruído de tráfego rodoviário e as condicionantes físico-ambientais. A atual etapa da pesquisa apresenta os primeiros resultados obtidos no estudo piloto para o município de João Pessoa. Ao comparar os níveis sonoros resultantes na área objeto de estudo com os parâmetros estabelecidos pela norma NBR 10.151/2019 (ABNT, 2019), para o período diurno (matutino e vespertino) e uso predominantemente residencial, afirma-se que estes estão em desconformidade com os 55dB recomendados pela norma. Observou-se pequena diferença entre os níveis de ruído resultantes no período diurno. Isso aconteceu porque os mapas representam as situações mais críticas (horários de pico matutino e vespertino). A vegetação densa presente na área resulta na atenuação do ruído de tráfego veicular.
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