ADEQUABILIDADE DOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE CONFORTO TÉRMICO PROPOSTOS NA REVISÃO DA NBR 16.401-2 A PARTIR DE DADOS DA BASE BRASILEIRA DE CONFORTO TÉRMICO

Autores

  • Maíra André Universidade Federal de Santa Catarina
  • Carolina Buonocore UFSC
  • Luiza de Castro UFSC
  • Greici Ramos UFSC
  • Renata De Vecchi UFSC
  • Roberto Lamberts UFSC

Palavras-chave:

conforto térmico, norma brasileira, base brasileira de conforto térmico, estudos de campo

Resumo

Atualmente, a avaliação de conforto térmico no Brasil está vinculada à Norma Regulamentadora NR17, publicada em 1990 que se refere a ambientes de trabalho, e à NBR 16.401-2, atualizada pela última vez em 2008 e cujo escopo se refere a ambientes condicionados artificialmente. Recentemente, a parte 2 da NBR 16.401 foi revisada, e a nova versão aprovada pelo comitê CB 055 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O documento proposto está alinhado com as últimas revisões incluídas na ASHRAE Standard 55, e em breve deve ser disponibilizado para consulta pública. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar a adequabilidade dos métodos para a avaliação de conforto térmico descritos na proposta da NBR 16.401-2, utilizando os dados provenientes da Base Brasileira de Conforto Térmico. Tais dados, levantados em edificações condicionadas artificialmente (AC), ventiladas naturalmente (NV) e que operam de forma mista (MM), foram aplicados e analisados em função da zona de conforto térmico do método analítico e do método para ambientes ventilados naturalmente controlados pelos usuários. Os resultados analisados validam a proposta de revisão da NBR 16.401-2, destacando a importância que esta atualização normativa representa para o contexto brasileiro frente à versão atual. No entanto, sugerem de forma secundária que novas revisões podem ser necessárias para adaptar os métodos propostos à realidade cultural brasileira e à expectativa térmica gerada pelas edificações frequentemente encontradas no país.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

ANDRÉ, Maíra; BUONOCORE, Carolina; CASTRO, Luiza de; RAMOS, Greici; DE VECCHI, Renata; LAMBERTS, Roberto. ADEQUABILIDADE DOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE CONFORTO TÉRMICO PROPOSTOS NA REVISÃO DA NBR 16.401-2 A PARTIR DE DADOS DA BASE BRASILEIRA DE CONFORTO TÉRMICO. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 460–469. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4421. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

3. Conforto Térmico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2