POTENCIAL DE APROVEITAMENTO DA VENTILAÇÃO NATURAL NA CLASSIFICAÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UMA EDIFICAÇÃO DE ESCRITÓRIOS:

APLICAÇÃO DA FERRAMENTA NATURAL COMFORT

Autores

  • Gabrielli Posca Doria Universidade Federal de Santa Catarina -UFSC
  • Emeli Lalesca Aparecida da Guarda Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Larissa Pereira de Souza Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Renata De Vecchi Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Greici Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Paula Melo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Michele Fossati Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberto Lamberts Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Escritórios, Carga Térmica de Resfriamento, Metamodelo, INI-C

Resumo

O constante crescimento no uso da climatização artificial nos edifícios de escritórios tem sinalizado a importância de se incorporarem opções passivas em conjunto com tais sistemas, tais como o uso da ventilação natural, buscando assim reduzir o consumo energético. O objetivo deste artigo é avaliar o potencial da incorporação da ventilação natural e de parâmetros de interferência na classificação de eficiência energética de uma edificação de escritórios, localizada em Manaus-AM, utilizando como base a interface da ferramenta Natural Comfort incluída na Instrução Normativa Inmetro para a Classificação de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C). Os procedimentos metodológicos consistem em: i) levantamento dos dados da edificação para o uso das interfaces; ii) obtenção da fração de horas de desconforto por calor em relação às horas de ocupação; iii) obtenção da carga térmica total anual da envoltória; e, iv) classificação de eficiência energética. Os resultados obtidos indicaram que as janelas do tipo basculante, em conjunto com a utilização de ventiladores de teto, representaram as maiores reduções na quantidade de horas de desconforto térmico quando comparadas com as janelas de correr e os espaços sem ventiladores de teto. Além disso, o aproveitamento da ventilação natural, no caso com a melhor combinação de parâmetros, foi capaz de modificar a classificação da envoltória analisada de B para A, apresentando percentual de redução de carga térmica anual máximo de 32% em relação à condição de referência, equivalente à classificação D de eficiência energética.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

DORIA, Gabrielli Posca; GUARDA, Emeli Lalesca Aparecida da; SOUZA, Larissa Pereira de; VECCHI, Renata De; RAMOS, Greici; MELO , Ana Paula; FOSSATI, Michele; LAMBERTS, Roberto. POTENCIAL DE APROVEITAMENTO DA VENTILAÇÃO NATURAL NA CLASSIFICAÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UMA EDIFICAÇÃO DE ESCRITÓRIOS:: APLICAÇÃO DA FERRAMENTA NATURAL COMFORT. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 1429–1438. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4574. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

5. Eficiência Energética

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>