ENSINO DE SIMULAÇÃO TERMOENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES
UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE ARQUITETURA
Palavras-chave:
Rhinoceros Grasshopper, Simulação de desempenho térmico em projeto, Ensino de simulação termoenergética, Ensino em arquiteturaResumo
Boa parte dos arquitetos concorda que o desempenho das edificações deve ser importante no ensino acadêmico, no entanto, na maioria dos cursos de graduação em arquitetura, o ensino de desempenho térmico da edificação ocorre de forma distante em relação ao ensino de projeto. Por conseguinte, o processo criativo e a prática profissional não consideram de forma adequada questões do desempenho térmico da edificação na busca de solução de problemas de projeto. Tendo isso em vista, o objetivo desta pesquisa é analisar as tomadas de decisões de projeto de estudantes de arquitetura na fase de concepção de projeto, considerando e não considerando simulações termoenergéticas. Para tanto, este estudo propõe o ensino com o programa de modelagem Rhinoceros e Grasshopper utilizando a ferramenta de simulação Honeybee no ensino de simulações simples nas fases iniciais do projeto. Ao mesmo tempo, compara-se este mesmo exercício com o processo de concepção analógico e sem resultados de simulação ao auxiliar na tomada de decisões. Notou-se considerável diferença entre as alterações e resultados de projeto em cada caso. Enquanto que as análises realizadas de forma manual permitiram maior flexibilidade de disposição de projeto, as realizadas por meio de simulações permareceram inalteráveis quanto à forma. Por outro lado, as estratégias traçadas de forma manual não obtiveram nenhuma comprovação de efetividade, além de não variarem quanto à escolha das propriedades da envoltória. Em contrapartida, as alterações realizadas com base em resultados de simulação obtiveram maior alterações e variações neste quesito.
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