RECOMENDAÇÕES DE PRÉ-DIMENSIONAMENTO PARA ILUMINAÇÃO NATURAL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SALAS COMERCIAIS NO TRÓPICO ÚMIDO

Autores

  • Iuri Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Leonardo Bittencourt Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Iluminação natural, Sombreamento, Trópico úmido

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo identificar a razão entre área de janela e área útil do recinto, associada à maior eficácia da iluminação natural com eficiência energética, considerando uso de janela sombreada, ar condicionado e iluminação híbrida, em salas comerciais no trópico úmido do Brasil. As recomendações de pré-dimensionamento mais usadas por arquiteto, nas etapas preliminares de projeto, visando à iluminação natural eficaz, enfocam o tamanho da janela e a profundidade do recinto. Mas há informação limitada a respeito na literatura técnica brasileira e estudos anteriores sobre o tema ignoraram aspectos relevantes na avaliação da iluminação natural e do consumo de energia. O método consiste em uma análise comparativa do desempenho de modelos computacionais. A avaliação baseou-se em iluminância útil, uniformidade da iluminação, iluminância excessiva e consumo com iluminação e ar condicionado. Simulação computacional com a ferramenta Daysim e DesignBuilder gerou os dados. A análise comparou os intervalos de variação do desempenho por quatro parâmetros e em quatro valores da razão janela/piso. Os resultados mostraram valores que estão além dos limites apontados pela literatura sendo bem sucedidos. Espera-se que esses resultados contribuam no aperfeiçoamento de recomendações de pré-dimensionamento para climas quentes.

Downloads

Publicado

02-10-2023

Como Citar

ARAÚJO, Iuri; BITTENCOURT, Leonardo. RECOMENDAÇÕES DE PRÉ-DIMENSIONAMENTO PARA ILUMINAÇÃO NATURAL E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM SALAS COMERCIAIS NO TRÓPICO ÚMIDO. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 1783–1792. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4564. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

6. Iluminação Natural e Artificial