Comparação da eficiência acústica em três tipos de pavimentos na cidade de Fortaleza/CE

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3732

Palabras clave:

ruído, pneu-pavimento, tráfego veicular, poluição sonora

Resumen

O aumento da população nos centros urbanos contribuiu para torná-los mais densamente povoados e promoveu um considerável crescimento espacial das cidades. Como resultado, o sistema viário se tornou uma parte intrinsecamente ligada à economia e ao cotidiano da população. A poluição sonora causada pelo tráfego de veículos nas cidades tem um impacto direto na qualidade de vida das pessoas, com o ruído se destacando como um dos fatores mais desagradáveis e prejudiciais. O ruído gerado pelo tráfego é influenciado por diversas variáveis, incluindo o funcionamento do motor, relacionado com os processos de aceleração e desaceleração, o sistema de escape e a interação pneu-pavimento. Essas variáveis podem variar de acordo com o tipo de pavimento utilizado nas vias urbanas. O objetivo deste estudo foi analisar a eficiência de diferentes tipos de pavimentos na geração de ruído. Foram consideradas três composições: pavimento intertravado, pavimento poroso (CPA) e betão asfáltico (CA). O método de pesquisa empregado foi quantitativo, com a coleta de dados realizada no local por meio de medições sonoras e contagem de veículos. As evidências apresentadas neste artigo corroboram a conclusão de que o pavimento poroso asfáltico (CPA) é o mais eficaz na redução ou atenuação dos ruídos gerados pelo tráfego, enquanto o pavimento intertravado é o que propicia a maior geração de ruído.

Biografía del autor/a

Lucas Rafael Ferreira, Universidade de São Paulo

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorando em
Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil)

Nara Gabriela de Mesquita Peixoto, Universidade de São Paulo

Mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Ceará. Doutoranda em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil)

Leonardo Marques Monteiro, Universidade de São Paulo

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Professor Associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (São Paulo - SP, Brasil)

Citas

ALVES FILHO, J. M. O ruído no ambiente de trabalho: sua influência nos aspectos biopsicossociais do trabalhador. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Santa Catarina: Florianópolis, 2002.

ALVES, A.; SPECHT, L. P.; DRESCH, F.; ECHEVERRIA, J. A. S. Estudo acústico de tráfego rodoviário rodante sobre pavimentos em concreto asfáltico e com camada porosa de atrito na rodovia BR 158/RS. Revista Transportes, 2018. DOI: 10.14295/transportes.v26i4.1410

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10.151: Acústica - Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas - Aplicação de uso geral. Rio de Janeiro, 2020.

CAVALCANTE ALECRIM, C. M.; TEIXEIRA FRANCO CASTELO BRANCO, V.; DE MESQUITA PEIXOTO, N. G.; ALVES, A.; MARTINS PINHEIRO, G. Avaliação do desempenho acústico e das características de superfície de camada porosa de atrito em meio urbano. TRANSPORTES, 30(1), p. 2581, 2020.

FERREIRA, L. R. Paisagem sonora no entorno de uma área hospitalar na cidade de Santa Maria/RS. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2021.

HANSON, D. I.; JAMES, S. J.; NESMITH, C. Tire/pavement noise study. Auburn: NCAT - National Center for Asphalt Tech-nology. 2004B.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.

KNABBEN, R. M. Estudo do ruído pneu-pavimento e da absorção sonora em diferentes revestimentos de pavimento. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2012.

KNABBEN, R.M.; TRICHÊS, G.; VERGARA, E. F.; GERGES, S. N. Y.; VAN KEULEN, W. Characterization of Tire-Road Noise from Brazilian Roads Using the CPX Trailer Method’. Applied Acoustics, v. 151, p. 206–214. 2019.

MORGAN, P. Sustainable road surfaces for traffic noise control. Guidance Manual for the Implementation of Low-Noise Road Surfaces. FEHRL Report 2006/02.

RAITANEN, N. Measuring of noise and wearing of quiet surfaces. Thesis (Doctor of Science in Technology)-Universidade de Tecnologia de Helsinque, Helsinque, 2005.

SCHAFER, R. M. The tuning of the world. New York: Knopf, 1977.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. World report on hearing. World Health Organization, 2021. Disponível em: <https://www.who.int/publications/i/item/9789240020481>. Acesso em: 08 de abril de 2023.

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

FERREIRA, Lucas Rafael; PEIXOTO, Nara Gabriela de Mesquita; MONTEIRO, Leonardo Marques. Comparação da eficiência acústica em três tipos de pavimentos na cidade de Fortaleza/CE. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–9. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3732. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3732. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

1. Acústica Arquitetônica e Urbana