Desenvolvimento de aplicativo de ensino de eficiência energética em edificações
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3897Palabras clave:
simulação computacional, Eficiência energética, Ensino de SimulaçãoResumen
O processo de projeto arquitetônico tem passado por diversos momentos de aprimoramento, e a tomada de decisões assertivas é fundamental para garantir a eficiência e rapidez no desenvolvimento das edificações. Nesse contexto, a parametrização dos processos e das simulações computacionais se tornam grandes aliadas, permitindo que o projetista crie protótipos virtuais de forma ágil e precisa. No entanto, muitos alunos de graduação não têm acesso a ferramentas suficientemente simplificadas para utilizar simulações de eficiência energética em seu processo de aprendizado. Para solucionar essa questão, foi desenvolvido um software para facilitar o aprendizado de simulação de eficiência energética em edificações. O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de desenvolvimento dessa ferramenta, apresentando tomadas de decisões estratégicas para garantir que o aplicativo fosse fácil de usar e proporcionasse uma boa experiência ao usuário. Os resultados obtidos com a aplicação do software foram positivos, com boa recepção por parte dos alunos e feedback importante para o aprimoramento da ferramenta e do ensino de eficiência energética em edificações. A partir desses resultados, pode-se concluir que o desenvolvimento de ferramentas simplificadas e intuitivas é fundamental para estimular o aprendizado de simulação de eficiência energética em edificações e preparar os alunos para seu desenvolvimento profissional.
Citas
BURRY, M. C. Homo Faber: Modeling, Identity, and the Post Digital. In: Modelling the Unfamiliar. Melbourne: Archadia Press, 2010. p. 13–22.
DUNN, N. Digital Fabrication in Architecture. Londres: Laurence King, 2012. v. 45
KOLB, D. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, N: Prentice Hal, 1984.
KONG, D. et al. Evaluation of the Impact of Input-Data Resolution on Building-Energy Simulation Accuracy and Computational. Buildings, v. 13, n. 1, 2023.
MASSON, T. J. et al. Metodologia de ensino: Aprendizagem Baseada em Projetos. XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), v. 2002, p. 1–10, 2012.
NATIONAL RENEWABLE ENERGY LABORATORY (NREL). Energy Plus, 2022. Disponível em: <https://energyplus.net>
SCHUMACHER, P. Parametricism - A New Global Style for Architecture and Urban Design. AD Architectural Design, v. 79, n. 4, 2009.
SOUZA, G. B.; PACHECO, L. M. B.; SUZART, N. S. As Imagens Visuais e o Processo de AprendizagemAnais IV CEDUCE. Anais...Campina Grande: Realize Editora, 2015
STRUCK, C.; HENSEN, J. On supporting design decisions in conceptual design addressing specification uncertainties using performance simulation. IBPSA 2007 - International Building Performance Simulation Association 2007, p. 1434–1439, 2007.
WESTPHAL, F. S.; PROCHEIRA, L. A. R. Aplicação de ferramenta computacional no ensino de simulação de desempenho energético. Anais do VII Congresso Latino-Americano de Simulação de Edifícios: IBPSA LATAM 2023, p. 173–177, 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.