Desenvolvimento de aplicativo de ensino de eficiência energética em edificações

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3897

Palabras clave:

simulação computacional, Eficiência energética, Ensino de Simulação

Resumen

O processo de projeto arquitetônico tem passado por diversos momentos de aprimoramento, e a tomada de decisões assertivas é fundamental para garantir a eficiência e rapidez no desenvolvimento das edificações. Nesse contexto, a parametrização dos processos e das simulações computacionais se tornam grandes aliadas, permitindo que o projetista crie protótipos virtuais de forma ágil e precisa. No entanto, muitos alunos de graduação não têm acesso a ferramentas suficientemente simplificadas para utilizar simulações de eficiência energética em seu processo de aprendizado. Para solucionar essa questão, foi desenvolvido um software para facilitar o aprendizado de simulação de eficiência energética em edificações. O objetivo deste trabalho é apresentar o processo de desenvolvimento dessa ferramenta, apresentando tomadas de decisões estratégicas para garantir que o aplicativo fosse fácil de usar e proporcionasse uma boa experiência ao usuário. Os resultados obtidos com a aplicação do software foram positivos, com boa recepção por parte dos alunos e feedback importante para o aprimoramento da ferramenta e do ensino de eficiência energética em edificações. A partir desses resultados, pode-se concluir que o desenvolvimento de ferramentas simplificadas e intuitivas é fundamental para estimular o aprendizado de simulação de eficiência energética em edificações e preparar os alunos para seu desenvolvimento profissional.

Biografía del autor/a

Lucas Adler Rodrigues Procheira, UFSC

Arquiteto, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Fernando Simon Westphal, UFSC

Dr., Professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo

Citas

BURRY, M. C. Homo Faber: Modeling, Identity, and the Post Digital. In: Modelling the Unfamiliar. Melbourne: Archadia Press, 2010. p. 13–22.

DUNN, N. Digital Fabrication in Architecture. Londres: Laurence King, 2012. v. 45

KOLB, D. Experiential learning: experience as the source of learning and development. Englewood Cliffs, N: Prentice Hal, 1984.

KONG, D. et al. Evaluation of the Impact of Input-Data Resolution on Building-Energy Simulation Accuracy and Computational. Buildings, v. 13, n. 1, 2023.

MASSON, T. J. et al. Metodologia de ensino: Aprendizagem Baseada em Projetos. XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), v. 2002, p. 1–10, 2012.

NATIONAL RENEWABLE ENERGY LABORATORY (NREL). Energy Plus, 2022. Disponível em: <https://energyplus.net>

SCHUMACHER, P. Parametricism - A New Global Style for Architecture and Urban Design. AD Architectural Design, v. 79, n. 4, 2009.

SOUZA, G. B.; PACHECO, L. M. B.; SUZART, N. S. As Imagens Visuais e o Processo de AprendizagemAnais IV CEDUCE. Anais...Campina Grande: Realize Editora, 2015

STRUCK, C.; HENSEN, J. On supporting design decisions in conceptual design addressing specification uncertainties using performance simulation. IBPSA 2007 - International Building Performance Simulation Association 2007, p. 1434–1439, 2007.

WESTPHAL, F. S.; PROCHEIRA, L. A. R. Aplicação de ferramenta computacional no ensino de simulação de desempenho energético. Anais do VII Congresso Latino-Americano de Simulação de Edifícios: IBPSA LATAM 2023, p. 173–177, 2023.

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

PROCHEIRA, Lucas Adler Rodrigues; SIMON WESTPHAL, Fernando. Desenvolvimento de aplicativo de ensino de eficiência energética em edificações. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–7. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3897. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3897. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental