Avaliação do desempenho acústico aéreo de sistemas verticais e horizontais do laboratório de sustentabilidade do ambiente construído da UFSM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4000

Palabras clave:

Desempenho acústico de edificações, Medições acústicas, Isolamento aéreo, Sala de estudos

Resumen

A escolha dos elementos construtivos de uma edificação deve abranger segurança, atender às exigências segundo normas técnicas a fim de garantir conforto e desempenho. Nesse contexto, o presente artigo apresenta um estudo da avaliação do isolamento acústico aéreo de elementos construtivos de uma sala de estudos de um laboratório em uma universidade federal, sediada no município de Santa Maria. Foram realizadas medições in situ de ruído residual, tempo de reverberação e isolamento aéreo dos sistemas de vedação verticais e horizontais internos. A metodologia de ensaios se baseou nas instruções das normas ABNT: NBR ISO 16283-1:2021, NBR ISO 717-1:2021 e NBR ISO 3382-2:2017. Como resultados encontrados para o sistema de vedação vertical (parede e porta) a perda de transmissão do conjunto foi de 37 dB, e para o sistema de vedação horizontal (laje nervurada) o isolamento a ruído aéreo foi de 52 dB. É importante lembrar que a classificação do desempenho acústico nas edificações, especialmente no Brasil, abrange a elementos habitacionais e não a diferentes edificações como escolas ou edificações comerciais. Diante do exposto, os resultados encontrados neste artigo foram comparados com valores de referência da norma americana ANSI/ASA S12.60/Parte 1:2010 (R2020), que possui parâmetros próprios para escolas e salas de aprendizado. Os resultados revelaram que o desempenho acústico do sistema de vedações verticais internos, que constitui a sala de estudos objeto desta pesquisa, são insuficientes, enquanto o sistema de vedação horizontal apresentou valores aceitáveis para isolamento a ruído aéreo.

Biografía del autor/a

Viviane Suzey Gomes de Melo, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Engenharia Mecânica (Acústica e Vibrações).

Jéssica da Silva Vieira, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheira Civil graduada pela Universidade Federal de Santa Maria.

Jamille Brito Borges, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheira Civil graduada pela Universidade Federal do Pará.

Gabriela Meller, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Engenharia Civil. 

Giane de Campos Grigoletti, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorado em Engenharia Civil.

Citas

ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 16283-3: Acústica – Medição de campo do isolamento acústico nas edificações e nos elementos de edificações – Parte 3: Isolamento de fachada a ruído aéreo. Rio de Janeiro: ABNT, 2021.

_______ NBR ISO 717-1: Acústica – Classificação de Isolamento Acústico em Edificações e Elementos de Edificações – Parte 1: Isolamento a Ruído Aéreo. Rio de Janeiro, 2021.

_______ NBR 10152: Acústica – Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações. Rio de Janeiro, 2017.

_______ NBR ISO 3382-2: Acústica – Medição de Parâmetros de Acústica de Salas – Parte 2: Tempo de Reverberação em Salas Comuns. Rio de Janeiro, 2017.

ACOUSTICAL SOCIETY OF AMERICA. ANSI S12.60: Acoustical Performance Criteria, Design Requirements, And Guidelines for Schools, Part 1: Permanent Schools. Melville, 2010 (R2020).

ASTOLFI A, PELLEREY F. Subjective and objective assessment of acoustical and overall environmental quality in secondary school classrooms. J. Acoust. Soc. Am. 2008; 123(1):163–73.

EVANS, G. W. Chronic noise exposure and reading deficits. the mediating effects of language acquisition. Sage Publications, Inc., 2015. doi: 10.1177/0013916597295003.

LUBMAN D, SUTHERLAND LC. Good classroom acoustics is a good investment. In: International congress on acoustics ICA, Rome, Italy; 2001. Proceedings.

KEMERICH, B. P.; Melo, V. S. G.; Balbé, M. D.; Melo, D. S.; Vattathara, S. D.; Mahl, A. L. Avaliação das condições acústicas em salas de aula de escolas públicas em Santa Maria/RS. In: FIA 2020/22. Anais do 12º Encontro Iberoamericano de Acústica. Florianópolis: FIA 2022.

MAK, C. M.; WANG, Z. Recent Advances in Building Acoustics: an overview of prediction methods and their applications. Building and Environment, v. 91, p. 118–126, 2015.

MATEUS, D. M. R.; PEREIRA, A. S. C. Influência de Pequenos Erros de Execução em Obra no Desempenho Acústico de edifícios: exemplos típicos. In: TECNIACUSTICA, Cáceres, 2011.

MELO, V. S. G.; TENENBAUM, R. A.; MUSAFIR, R. E. Avaliação de inteligibilidade em salas de aula do ensino fundamental a partir das respostas impulsivas biauriculares obtidas com cabeça artificial infantil. ACÚSTICA E VIBRAÇÕES, v.44, p.51 – 56, 2012.

RONSSE, L. M. Investigations of the relationships between unoccupied classroom acoustical conditions and elementary student achievement. Thesis, University of Nebraska, Lincoln, 2011.

SCHIAVONI, S. et al. Insulation Materials for the Building Sector: a review and comparative analysis. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 62, p. 988-1.011, 2016.

SEEP B, Glosemeyer R, Hulce E, Linn M, Aytar P. Acústica de salas de aula. Revista de Acústica e Vibrações, n 29; 2002.

THOMAS, D.; DING, G. Comparing the Performance of Brick and Timber in Residential Buildings: the case of Australia. Energy and Buildings, v. 159, p. 136-147, 2018.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Guidelines for community Noise. Department of the Protection of the Human Environment, Occupational and Environmental Health Organization, Geneva, 1999.

Publicado

2023-10-26

Cómo citar

MELO, Viviane Suzey Gomes de; VIEIRA, Jéssica da Silva; BORGES, Jamille Brito; MELLER, Gabriela; GRIGOLETTI, Giane de Campos. Avaliação do desempenho acústico aéreo de sistemas verticais e horizontais do laboratório de sustentabilidade do ambiente construído da UFSM. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–9. DOI: 10.46421/encac.v17i1.4000. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4000. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

1. Acústica Arquitetônica e Urbana