Mapa de ruído da orla marítima do bairro Manaíra, em João Pessoa/PB
diagnóstico e estudo da população exposta
DOI:
https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.4185Palabras clave:
Acústica urbana, Mapa de ruído, ruído de tráfegoResumen
A poluição sonora é considerada atualmente como uma das maiores problemáticas ambientais nas cidades, pois pode provocar consequências que afetam diretamente a saúde da população. Em João Pessoa, capital do estado da Paraíba, o processo de urbanização acelerado apresentado nas últimas décadas tende a agravar esse problema, pois está associado ao crescimento da frota veicular local – principal fonte de ruído urbano nas cidades. Dessa forma, o mapeamento de ruído se destaca como uma importante ferramenta de diagnóstico de acústica ambiental, podendo ser utilizado para diversos fins, especialmente como aliado na criação de políticas públicas de planejamento urbano. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo diagnosticar o ruído de tráfego da orla marítima do bairro Manaíra, em João Pessoa/PB, um dos mais importantes pontos turísticos da capital, a partir da confecção do mapa de ruído da área, considerando o recorte de 300 metros após a praia. Para tanto, foi aplicada uma extensa metodologia, que engloba o levantamento de dados morfológicos do bairro, coleta e atualização de dados obtidos em mapeamentos anteriores, elaboração do mapa de ruído no software SoundPlan, análise dos resultados e escolha de uma área de enfoque (área A) dentre o bairro, de forma a calcular o número de pessoas potencialmente expostas ao ruído de tráfego. O estudo demonstrou que a situação da poluição sonora na orla do Manaíra é preocupante, pois a maior parte do recorte de estudo apresenta níveis sonoros elevados, com valores de até 80 dB(A), em desacordo com os limites recomendados pela norma NBR 10151:2019 – de 55 dB(A) no período diurno, especialmente na área A. Além disso, a partir de cálculos demográficos, diagnosticou-se que mais de 350 indivíduos residentes nessa área estão expostos a ruídos excessivos, o que pode atingir diretamente sua qualidade de vida.
Citas
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.151: Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas – Aplicação de uso geral. . Rio de Janeiro, 2019.
BRASILEIRO, T. C.; ALVES, L. R.; FLORÊNCIO, D. N. P.; ARAÚJO, V. M. D.; ARAÚJO, B. C. D. Mapas de ruído: histórico e levantamento da atual produção brasileira. Acústica e vibrações,Santa Maria, v. 34, n. 51, dez. 2019.
BRASILEIRO, T. Mapeamento sonoro: estudo do ruído urbano no bairro Castelo Branco, em João Pessoa/PB. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
CORTÊS, Marina M.; NIEMEYER, Maria Lygia. O potencial da utilização da ferramenta de mapa de ruído em diferentes escalas de análises. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XII, 2013, Brasília.
FROTA de veículos cresce 355% na PB. A União PB, 2023. Disponível em: <https://auniao.pb.gov.br/noticias/caderno_paraiba/frota-de-veiculos-cresce-355-na-pb>. Acesso em: 20, abril 2023.
GUEDES, Italo César Montalvão. Influência da forma urbana em ambiente sonoro: um estudo no bairro Jardins em Aracaju (SE). 2005. 126p. Dissertação – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Universidade Estadual de Campinas.
HUANG, K., ZHANG, J., HE, M.;ZHU, J. (2009). Bi-level programming model of urban traffic network considering noise pollution control. In Proceedings of the International Conference on Transportation Engineering 2009 Reston: American Society of Civil Engineers. http://dx.doi.org/10.1061/41039(345)560
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Brasileiro de 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
JOÃO Pessoa é um dos destinos mais procurados nas férias de janeiro. Prefeitura de João Pessoa, 2021. Disponível em: <https://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/secretarias-e-orgaos/setur-noticias/joao-pessoa-e-um-dos-destinos-mais-procurados-nas-ferias-de-janeiro/>. Acesso em: 20, abril 2023.
LEANDRO, Aldo Gomes. O turismo em João Pessoa e a construção da imagem da cidade. 2006. 198 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Geografia, UFPB, João Pessoa, 2006.
NÓBREGA, Flávia Dantas da. O processo de verticalização e a (re)produção da cidade: um estudo do bairro de Manaíra em João Pessoa, Paraíba. 2011. 177 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraí¬ba, João Pessoa, 2011.
PEREIRA, Lívia Oliveira; SILVA, Nathalia; MORAIS, Juliana Costa. Mapa do ruído de tráfego do bairro Manaíra, em João Pessoa/PB. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, XVI, 2021, Palmas.
SOUSA, D. da S. Instrumentos de gestão de poluição sonora para a sustentabilidade das cidades brasileiras. 616 f. Tese – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
WHO – WORLD HEALTH ORGANIZATION. Guidelines for community noise, 2017. Disponível em:<http://www.who.int/docstore/peh/noise/gu> Acesso em: fev. de 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.