AVALIAÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA ENVOLTÓRIA DE UMA EDIFICAÇÃO COMERCIAL POR MEIO DA INI-C SOB O EFEITO DE DIFERENTES TIPOLOGIAS DE USO

Autores/as

  • Eduardo Pierozan Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elise Sommer Watzko Universidade Federal de Santa Catarina
  • Enedir Ghisi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Greice V. P. Salvati Universidade de Caxias do Sul

Palabras clave:

eficiência energética, simulação computacional, etiquetagem de edificações

Resumen

As edificações comerciais são o terceiro setor que mais consome energia elétrica no Brasil, ficando atrás somente dos setores industrial e residencial. Este artigo tem como objetivo avaliar a classe de eficiência energética da envoltória de uma edificação comercial no clima da serra gaúcha, sob o efeito de diferentes tipologias de uso. O método está dividido em três etapas principais: definição do objeto de estudo, definição dos componentes da envoltória da edificação real e aplicação do procedimento computacional de avaliação de eficiência energética previsto na Instrução Normativa Inmetro para a Classificação de Eficiência Energética de Edificações Comerciais, de Serviços e Públicas (INI-C). Os resultados são expressos em termos do percentual de redução do consumo de energia primária entre a edificação real, com isolamento térmico da envoltória, e a condição de referência. No cenário considerando a tipologia escritórios o percentual de redução foi de 0,7%, e a edificação recebeu classe D de eficiência. No cenário considerando a tipologia comércio varejista ocorreu aumento de 2,0% no consumo de energia, e a edificação recebeu classe E de eficiência. A principal diferença entre os dois cenários foram os valores das cargas internas e o número total de horas de ocupação no ano, que foram mais elevados para a tipologia de comércio. Além do contexto bioclimático, o uso pretendido para a edificação e as cargas internas previstas são variáveis de fundamental importância para definição dos componentes da envoltória e suas propriedades térmicas.

Publicado

2023-10-02

Cómo citar

PIEROZAN, Eduardo; WATZKO, Elise Sommer; GHISI, Enedir; SALVATI, Greice V. P. AVALIAÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DA ENVOLTÓRIA DE UMA EDIFICAÇÃO COMERCIAL POR MEIO DA INI-C SOB O EFEITO DE DIFERENTES TIPOLOGIAS DE USO . In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16., 2021. Anais [...]. [S. l.], 2021. p. 1293–1301. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/4491. Acesso em: 4 jul. 2024.

Número

Sección

5. Eficiência Energética

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>