Ensino de conforto ambiental

experiências didático-pedagógicas no curso de arquitetura e urbanismo da UFS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/encac.v17i1.3906

Palavras-chave:

Ensino de conforto ambiental, Situação-problema, Experimentos de medição e simulação

Resumo

Este artigo relata experiências de ensino de conforto ambiental no âmbito do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe. As experiências trazidas abrangem disciplinas teóricas e práticas, como ‘Conforto Ambiental – 2019.2 e 2020.2’, ‘Tópicos Especiais em Conforto Ambiental – 2019.4’ e ‘Laboratório de Conforto Ambiental – 2021.2’. Esse recorte contempla, como ‘pano de fundo’, os desafios didático-pedagógicos enfrentados pela comunidade acadêmica na pandemia da COVID-19 em diferentes contextos de restrições vivenciados pela universidade. O artigo inicia com breve contextualização sobre tendências de ensino e informações do Projeto Político Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFS quanto à matéria de ensino ‘Conforto Ambiental’. Nos resultados e discussões, são apresentadas as disciplinas, descrevendo suas abordagens metodológicas e formas de avaliação. Os produtos e relatos de alunos das experiências vivenciadas são discorridos na sequência. Compreende-se que os resultados alcançados das metodologias de ensino relatadas foram satisfatórios, uma vez que possibilitaram a construção do conhecimento através de exercícios envolvendo situações – problema possíveis no cotidiano do arquiteto e urbanista. Espera-se que o artigo contribua para área de conforto ambiental com a socialização de práticas de ensino a fim de incentivar debates e reflexões sobre o ensino e aprendizagem na arquitetura e urbanismo.

Biografia do Autor

Italo César Montalvão Guedes, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - FECFAU/UNICAMP. Professor Efetivo da Universidade Federal de Sergipe (Laranjeiras - SE, Brasil)

Pedro Vitor Sousa Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas. Professor Efetivo da Universidade Federal de Sergipe (Laranjeiras - SE, Brasil)

Referências

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12179 - Tratamento acústico em recintos fechados, Rio de Janeiro, 1992.

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220: Desempenho térmico de edificações, Rio de Janeiro, 2005.

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.NBR ISO/CIE 8995-1: Iluminação de Ambientes de Trabalho - Parte 1 - Interior. Rio de Janeiro, 2013.

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10152: Acústica — Níveis de pressão sonora em ambientes internos a edificações, Rio de Janeiro, 2017.

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS.NBR ISO 3382-2: Acústica — Medição de parâmetros de acústica de salas Parte 2: Tempo de reverberação em salas comuns. 2017.

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10151: Acústica - Avaliação do ruído em áreas habitadas, visando o conforto da comunidade – Procedimento, Rio de Janeiro, 2019.

CARVALHO, R. P. Acústica Arquitetônica. 2. ed. Brasília: Thesaurus, 2010

FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias Inov-Ativas: na educação presencial, a distância e colaborativa. São Paulo: Saraiva Uni. 2018.

GOLDENSOFTWARE. Software Surfer. Disponível em < https://www.goldensoftware.com/products/surfer/trial >. Acesso em 14 de abril de 2023.

GRILU – GRUPO DE PESQUISA EM ILUMINAÇÃO. Software TropMask. Universidade Federal de Alagoas. Disponível em <https://ctec.ufal.br/grupopesquisa/grilu/?page_id=71>. Acesso em 14 de abril de 2023.

ISO - INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 9613-2: Acoustics attenuation of sound during propagation outdoors - Part 2: general method of calculation. Genebra: ISO, 1996.

ISO - INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO 7730: Ergonomics of the thermal environment -- Analytical determination and interpretation of thermal comfort using calculation of the PMV and PPD indices and local thermal comfort criteria, 2005.

KOWALTOWSKI, D. C. C. K.; LABAKI, L. C.; PAIVA, V. T.; BIANCHI, G.; MÖSCH, M. E. Ensino de projeto bioclimático: o papel dos problemas e restrições no processo criativo. In: IX ENCONTRO NACIONAL E V LATINO-AMERICANO DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 9, 2007, Ouro Preto. Anais [...]. Ouro Preto: ANTAC, 2007. p. 280-291.

LABEE – LABORATÓRIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES. Software Analysis Sol-Ar. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em <https://labeee.ufsc.br/pt-br/downloads/softwares/analysis-sol-ar>. Acesso em 14 de abril de 2023.

LABEE – LABORATÓRIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA EM EDIFICAÇÕES. Software Analysis CST. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em <https://labeee.ufsc.br/pt-br/downloads/softwares>. Acesso em 14 de abril de 2023.

MÜLFARTH, R. C. K. Ensino e conforto ambiental: discussão sobre a inserção da ergonomia no processo de projeto / teaching and environmental comfort. Oculum Ensaios, v. 15, n. 1, p. 171, 3 abr. 2018.

NOGUEIRA, A; DA SILVA, E.D. A Cidade, o Trapiche e a Universidade: UFS campus de Laranjeiras. São Cristóvão: Editora UFS, 2012, 249p.

OSRAM. Iluminação: Conceitos e Projetos. Rio de Janeiro: OSRAM. 2008.

ROBINSON, K.; ARONICA, L. Escolas Criativas: A Revolução que está Transformando a Educação. Porto Alegre: Editora Penso. 2019. Tradução de Luís Fernando Marques Dorvillé.

SOLÓN, V. Manual prático de acústica. Rio de Janeiro: Música & Tecnologia, 2006, 355p.

TRUJILLO, J. H. S. Exploraciones pedagógicas en confort y eficiencia energética. In: VI ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO, 6, 2020, Brasília. Anais [...]. Brasília: UNB, 2020. p. 3-6.

UFS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Resolução 148/2010/CONEPE: Aprova alterações no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo do Campus de Laranjeiras e dá outras providências. São Cristóvão: UFS, 2010a.

UFS – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Resolução 149/2010/CONEPE: Aprova a Departamentalização e o Ementário do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, do Campus de Laranjeiras e dá outras providências. São Cristóvão: UFS, 2010b.

Downloads

Publicado

26-10-2023

Como Citar

GUEDES, Italo César Montalvão; RIBEIRO, Pedro Vitor Sousa. Ensino de conforto ambiental: experiências didático-pedagógicas no curso de arquitetura e urbanismo da UFS. In: ENCONTRO NACIONAL DE CONFORTO NO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 17., 2023. Anais [...]. [S. l.], 2023. p. 1–10. DOI: 10.46421/encac.v17i1.3906. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/encac/article/view/3906. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

8. Práticas didáticas em Conforto Ambiental e Ergonômico e Qualidade Ambiental