Aprimoramento da disciplina de Instalações Prediais Elétricas por meio de aplicações teórico-práticas no software Revit
Palavras-chave:
Ensino, BIM, Treinamento, PlanejamentoResumo
Uma vez que o ambiente convencional de aulas teóricas não é mais suficiente para a formação do aluno em detrimento dos avanços tecnológicos no cenário atual da construção civil, surge a necessidade das instituições de ensino buscarem inovações que favoreçam o ensino-aprendizado. Com a utilização da tecnologia BIM (Modelo da Informação da Construção) surgem diariamente novas possibilidades, formas de criação e melhor entendimento dos processos construtivos de uma edificação. A tecnologia além de despertar no aluno uma nova maneira de lidar com o ambiente acadêmico, ainda proporciona uma prática fidedigna ao que acontece no canteiro de obras, sempre com maior eficácia, menor custo, menor tempo e com percentual de erros extremamente minorado. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo apontar o desenvolvimento acadêmico-profissional dos alunos do curso de engenharia civil da Faculdade Ari de Sá, através do sistema BIM no decorrer da disciplina de instalações prediais elétricas. Em sala de aula os docentes apresentaram de acordo com a ABNT NBR 5410:2004, previsões de cargas, luminotécnica, demandam e entrada de energia, eficiência energética nas instalações elétricas, linhas elétricas, bem como os dimensionamentos de condutores, proteções, dutos, equipamentos e barramentos. Além de todo o conteúdo explanado em sala de aula, foram ministradas aulas práticas e teóricas laboratoriais no intuito de sanar as dúvidas sobre as aplicações do conteúdo no software Revit, que proporcionaram a execução de um projeto residencial de instalações elétricas de baixa tensão. Tal vivência muito dificilmente seria possível sem a utilização da plataforma Bim, o que em grande parte dos casos resultava em uma formação incomparavelmente imatura e inexperiente. A utilização dessas ferramentas se mostrou bastante efetiva no rendimento acadêmico dos alunos, posto que, permitiu-se explorar as capacidades cognitivas do discente através da atuação ativa, da multidisciplinaridade e da inovação tecnológica que o método propõe. Diante disso, este trabalho tem como objetivo apresentar uma nova metodologia de trabalho, através da plataforma Bim alinhado com o aprendizado pratico em sala de aula os alunos puderam desenvolver um projeto alinhado com a disciplina de projeto integrador VI, onde foi possível dimensionar um projeto elétrico de uma casa através da modelagem na plataforma Revit, neste projeto os alunos do curso de engenharia civil usaram de conceitos construtivos para ao fim da disciplina apresentar ao professor responsável o projeto modelado com suas devidas quantidades apresentadas dentro da modelagem, como também uma melhor forma de economia, tendo em vista todo o conhecimento adquirido, apresentando também os devidos memoriais de cálculo. O trabalho desenvolvido contribuiu para o implemento de novas metodologias de ensino junto a plataforma Bim em cursos de engenharia civil, mostrando o poder da plataforma no quesito ensino aprendizado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-11-21
Como Citar
NAYARA, Luana; MEDEIROS, João Lucas Lopes; LIMA, Mateus Vieira; SOUSA, Lucas da Silva; ALMEIDA, Anderson Ruan Gomes de. Aprimoramento da disciplina de Instalações Prediais Elétricas por meio de aplicações teórico-práticas no software Revit. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/217. Acesso em: 4 nov. 2024.
Edição
Seção
Conteúdo didático desenvolvido
Licença
Adota-se Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Ver detalhamento em https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR