Uso de BIM em obras de infraestrutura urbana: uma experiência de ensino integrado

Autores

Palavras-chave:

Integração curricular, interdisciplinaridade, experiência didática, BIM, construção, infraestrutura

Resumo

A Integração curricular tem sido um dos desafios da educação para que o ensino faça sentido aos estudantes, que de um modo ou de outro elaboram suas próprias teias de raciocínio, pautadas numa percepção prática do conhecimento em construção. Na Faculdade Ari de Sá, o Projeto integrador (PI) é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação da instituição. O PI busca desenvolver no discente as competências e habilidades, tornando-o capaz de assumir uma postura crítica, ética e contextualizada na resolução de problemas do cotidiano profissional. Com a disseminação de ferramentas BIM e a crescente demanda do setor por profissionais com competência BIM, o curso de Engenharia civil inseriu a Modelagem da Informação da Construção no seu currículo, por meio do PI. De modo específico, o PI está dividido em duas etapas, uma de natureza “científica” e outra de natureza “técnica”. A etapa científica tem como produto final um artigo sobre Smart Cities, tema amplo e atual no cenário da Engenharia Civil. Enquanto que na etapa técnica os alunos conhecem os principais conceitos e ferramentas da metodologia BIM, apropriando-se de ferramentas computacionais, gerando como produto final o orçamento e planejamento para construção do loteamento, condomínio ou bairro desenvolvido em BIM, incluindo as edificações e suas respectivas Instalações Elétricas e Hidrossanitárias. Este trabalho tem como objetivo apresentar a experiência didática realizada na disciplina de “Projeto Integrador VIII”, ministrada no 8° período do curso de Engenharia Civil da Faculdade Ari de Sá. Essa disciplina tem como objetivo a integração de saberes das disciplinas de Hidrologia, Estradas, Engenharia de Tráfego e Introdução à Engenharia Ambiental, enfatizando a adoção de metodologia BIM para o desenvolvimento de projetos de terraplenagem, geométrico, pavimentação, drenagem pluvial água e esgoto de um loteamento, condomínio ou bairro. Para tanto, foram planejados módulos didáticos objetivando, o desenvolvimento do projeto de acordo com o andamento das disciplinas envolvidas. O Software escolhido para desenvolvimento dos projetos foi o OpenRoads Designer da Bentley systems. A carga horária da disciplina é de 2 (duas) horas-aula semanais. Foram formados grupos de até cinco alunos, a fim de favorecer a discussão e execução das atividades propostas, as quais são registradas e avaliadas pelos professores da disciplina, no Ambiente Virtual de Aprendizagem. E a avaliação do aprendizado realizada em duas etapas práticas.  Pretende-se com estre trabalho, contribuir para tornar conhecidos os resultados de uma experiência didática de ensino de BIM em disciplinas relacionadas construção da infraestrutura urbana sob a ótica do pesquisador BIM e do professor.

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Publicado

2019-11-21

Como Citar

LEÃO, Carla Barroso de Oliveira; SOUZA, Leonardo Tavares de Souza; BRASILEIRO, Francisca Lilian Cruz. Uso de BIM em obras de infraestrutura urbana: uma experiência de ensino integrado. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/239. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Experiência didática realizada

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