A experiência da aplicação do BIM na disciplina Projeto Auxiliado por Computador da Unifor

Autores

  • Mayra Soares de Mesquita Mororó Universidade de Fortaleza - Unifor
  • Nathalie Guerra Castro Albuquerque Universidade de Fortaleza - Unifor

Palavras-chave:

Ensino de BIM, Disciplina de graduação, Metodologias didáticas

Resumo

Este resumo trata da experiência da disciplina projeto auxiliado por computador da Universidade de Fortaleza - Unifor. A disciplina é oferecida no sétimo semestre, momento que nos permite explorar diversas informações do projeto, incluindo tecnologias construtivas, instalações, cronogramas de obra, orçamentos, entre outros, pois os alunos já cursaram disciplinas com as temáticas afins. As metodologias didáticas são aplicadas em módulos teóricos e práticos. Inicialmente, os conceitos sobre BIM são introduzidos de forma teórica a partir de aulas expositivas, apresentação de estudos de casos e seminários realizados pelos alunos acerca da aplicação do BIM na cadeia da Construção Civil e em todo o ciclo de vida do empreendimento. O módulo teórico corresponde a 25% do total de horas da disciplina. O módulo prático é interdisciplinar e aplicado de forma integrada com o Ateliê Integrado de projeto do referido semestre, no qual o aluno desenvolve um projeto arquitetônico orientado pelo professor de projeto e ancorado em análises e documentações produzidas em PAC, fazendo uso de ferramentas BIM, tais como Archicad e Revit. Numa primeira etapa do módulo prático, o projeto de ateliê é desenvolvido a nível de estudo de viabilidade, quando são realizadas análises volumétricas e tipológicas de entorno (urbano). Desenvolve-se especificamente análises do uso do solo, de volumes edificados de entorno, de volumes naturais como topografia e vegetações, estudos de incidência solar, de implantação e setorização da edificação proposta no ateliê. Nesta fase, os produtos gerados são: massas conceituais das edificações de entorno; projeções horizontais, verticais e volumetrias conceituais da edificação proposta; além de quantitativos prévios de viabilidade técnica da proposta. Após as análises e aprovações das decisões na disciplina de Ateliê integrado, dá-se sequência com à segunda etapa do módulo prático da disciplina, com enfoque às fases de estudo preliminar e Anteprojeto, quando o modelo virtual da edificação é desenvolvido considerando a aplicação dos componentes inteligentes de uma modelagem de edificação, bem como suas técnicas construtivas. Desempenha-se nesta fase quantitativos de movimentações de terra, esquadrias, áreas, equipamentos, entre outras análises. Os produtos gerados correspondem aos desenhos técnicos da edificação, volumetrias, tabelas de quantitativos e modelos para aplicativos de visualização. Todo o processo é desenvolvido em dupla, de forma a incentivar a colaboração e a interoperabilidade entre ferramentas. Além disso, a prática de projeto em equipe amplia habilidades de gerenciamento de projetos, informações e colaboração por parte dos alunos. Busca alcançar competências funcionais, operacionais e técnicas, em nível intermediário, conforme esclarecido por Succar (2013). Ao fim do processo, é promovido um seminário de compartilhamento das experiências com forma de refletir sobre os novos processos de produção de projetos em ambientes BIM. Também são incentivadas apresentações se utilizando de realidade virtual a partir de aplicativos de visualização e óculos  3D. Grande parte do corpo discente inicia a disciplina com a expectativa de entrar em contato como novas ferramentas digitais, tendo como objetivos aumentar a produtividade, mas desconhecem os princípios do BIM. Neste sentido, a disciplina permite ampliar esta visão, sobretudo em relação aos processos colaborativos de projeto e a necessária apreensão das informações de projeto, obra e operação que deverão ser consideradas nas tomadas de decisão. A abordagem metodológica associa a tecnologia às etapas de desenvolvimento do projeto o que também viabiliza uma compreensão mais precisa sobre seu alcance e aplicação, demonstrando e discutindo a transformação necessária em toda a rede produtiva da produção do ambiente edificado.

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Referências

Succar, B. Episode 17: Individual BIM competency. BIM Think Space. 2012. Disponível em: <https://www.bimthinkspace.com/2012/08/episode-17-individual-bim-competency.html#tpe-action-resize-380>. Acesso em: 17 set. 2019.

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Publicado

21/11/2019

Como Citar

MORORÓ, M. S. de M. .; ALBUQUERQUE, N. G. C. A experiência da aplicação do BIM na disciplina Projeto Auxiliado por Computador da Unifor. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/242. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Experiência didática realizada