Ensino interdisciplinar do BIM com o software Autodesk Revit®

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Interdisciplinaridade, BIM, Processo colaborativo

Resumo

A pesquisa tem por objetivo expor um método de ensino baseado em experiências reais vivenciadas na aplicação de uma atividade interdisciplinar de um curso e analisá-lo sob o aspecto da essência e da prática do Building Information Model (BIM). A fundamentação teórica baseou-se em interdisciplinaridade no ensino do software Autodesk Revit® com BIM. O público do curso foi formado por profissionais e estudantes da área da construção civil que pretendiam adquirir as habilidades para desenvolver projetos executivos de arquitetura e engenharia na metodologia de trabalho colaborativo, tais como a modelagem paramétrica e documentação, conforme os preceitos do processo BIM. Acompanhadas pelo período aproximado de 15 semanas, as turmas envolveram 21 alunos. Os assuntos eram ministrados simultaneamente à elaboração e aplicação do projeto de uma residência unifamiliar com 300m², atendendo ao máximo os preceitos do ensino do Revit®. Sob a vertente metodológica, a estratégia da pesquisa é a pesquisa-ação com caráter qualitativo. Os procedimentos utilizados foram divididos em duas etapas: pesquisa-ação e observação monitorada. Na primeira etapa, se deu a fase de integração entre alunos. Os responsáveis pela arquitetura iniciaram o desenho, representado pelas categorias de objetos parametrizados, servindo de base para aos demais que utilizaram o mesmo modelo em suas especificidades requeridas (arquitetura, estrutura, hidrossanitário, elétrico e engenharia da obra) e desenvolveram uma relação gradual entre o projeto modelado e as disciplinas relacionadas. A partir de um template fornecido, a modelagem paramétrica da edificação foi executada; criaram-se e editaram-se arquivos de famílias; o projeto executivo foi documentado; foram extraídos quantitativos e estimativas de custos. Todas essas ações executadas continham uma dependência concepcional de informações entre outras disciplinas e as decisões técnicas necessárias eram tomadas simultaneamente durante o processo de produção colaborativo (FLORIO, 2007). Esse método distanciou-se do tradicional hierárquico, pois o fluxo de projeto não é compartimentalizado temporalmente entre as disciplinas envolvidas. As especialidades interdisciplinares foram concebidas reciprocamente (THIESEN, 2008), a fim de atingirem os mútuos objetivos qualitativos. Na aplicação do projeto interdisciplinar, dois professores ministraram o curso, pois compreendiam as ferramentas do software e detinham o conhecimento específico das diferentes especialidades. Portanto, os procedimentos aplicados foram desenvolvidos em discussões junto aos professores e colegas, sendo possível avaliar as suas dificuldades. A etapa seguinte foi a observação monitorada com acompanhamento em vários níveis do desenvolvimento da atividade proposta e, por meio dos relatos de experiência anteriores dos alunos envolvidos, realizou-se uma análise comparativa entre o processo hierárquico de projeto e o colaborativo. Para avaliar analogicamente os resultados obtidos, dois critérios foram relevantes: habilidade de integração projetual e capacidade de produção de documentação de saída. Baseado nisso, os resultados indicam que as intenções iniciais dos projetos tiveram amadurecimento significativo em relação às propostas finais durante o curso. Paralelamente ao processo colaborativo, os alunos geraram apresentações em diferentes fases de desenvolvimento. Isso foi diferenciativo, pois todos os documentos estavam previamente formatados no template nas etapas de projeto. Os produtos finais também indicam maturidade projetual devido à formação do trabalho em equipe e integração de disciplinas complementares. Com as experiências narradas, percebeu-se que o principal resultado alcançado foi a conscientização de que, para o desenvolvimento de projetos em BIM e evolução projetual, é necessário incentivo à solução colaborativa e, não, apenas, o uso de recursos instrumentais do software. Desta maneira, o método apresentado é prático, agrega conhecimento sobre as edificações, é mais atrativo pela proximidade com a realidade profissional e pelo o fluxo de projetos arquitetônicos integrados aos complementares. Também segue um percurso metodológico que garante o uso de um padrão na realidade do mercado de trabalho, permitindo o desenvolvimento da capacidade de interação entre pessoas ou grupos no meio profissional.

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Referências

FLORIO, W. Contribuições do building information modeling no processo de projeto em arquitetura, In: SEMINÁRIO TIC 2007 – TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL, 2007, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: TIC 2007, 2007.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, [s.l.], v. 13, n. 39, p.545-554, dez. 2008. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782008000300010

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Publicado

2019-11-21

Como Citar

FORMIGHIERI, Fábio Pessoa; FORMIGHIERI, Denise Vidal Gadelha. Ensino interdisciplinar do BIM com o software Autodesk Revit®. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/244. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Descrição de treinamentos ou cursos de especialização

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