Implementação do BIM em obras públicas: a experiência na UFCInfra
Palavras-chave:
BIM, Treinamento, Obras PúblicasResumo
A importância da aplicação do Building Information Modeling (BIM) em obras públicas vem sendo reconhecida, considerando a geração de modelos virtuais precisos da construção, que permitem um maior apoio ao processo de projeto/obra em suas diferentes fases, com uma maior capacidade de análise e controle. A partir de uma geometria mais precisa, associada aos dados necessários para dar suporte a todo o ciclo de vida da edificação, a implementação adequada do BIM facilita processos de projeto e construção mais integrados, que resultam em edificações de melhor qualidade, com redução de custo e tempo (EASTMAN et al, 2011). Com o reconhecimento dessas potencialidades, o Governo Nacional estabeleceu em 2018 o Decreto Nº 9.377 que determina a “Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling”, com a finalidade de promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no País. Nesse contexto, a Universidade Federal do Ceará estabeleceu em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-UFC 2018-2022) o objetivo estratégico de implantar o BIM nos processos de elaboração de projetos e orçamento para ampliar aspectos de compatibilização, colaboração e precisão das informações (quantitativos e acompanhamento de obra). Como responsável pelo setor de infraestrutura da universidade, a Superintendência de Infraestrutura e Gestão Ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC Infra) vem aplicando iniciativas para a implementação do BIM em seus processos de projeto/obra desde o ano de 2016, através da parceria entre o seu setor de Coordenadoria de Projetos e Obras (CPO) e o Laboratório de Experiências Digitais da Universidade Federal do Ceará (LED-UFC). As iniciativas incluíram: 1. a aplicação de dois treinamentos junto à equipe multidisciplinar da CPO (2016-2017), visando à introdução ao BIM e ao início de capacitação nos processos de modelagem e documentação; 2. o desenvolvimento de dois projetos pilotos (2016-2017), com a modelagem de edificações já executadas no campi (um refeitório e um bloco didático), para a verificação de quais características o modelo de informações deveria conter, a fim de atender aos objetivos de implementação do BIM junto ao setor (com destaque para a extração de quantitativos e o apoio ao processo de orçamento); 3.o desenvolvimento de material didático, como resultado das experiências adquiridas durante a etapas anteriores junto ao setor (2017-2018), contendo orientações sobre as ferramentas básicas de modelagem e documentação do software utilizado durante o processo (Archicad/Graphisoft), além do nível de desenvolvimento que o modelo deveria apresentar para as disciplinas de arquitetura e estrutura. A partir dos experimentos realizados, foi possível desenvolver treinamentos e materiais didáticos com base nas expectativas da CPO, considerando como base projetos desenvolvidos no próprio setor e a experiência de arquitetos e engenheiros pertencentes à equipe, que participaram ao longo do processo. Como futuras etapas para viabilizar a implementação efetiva do BIM no setor, pretende-se: 1. a inclusão da disciplina de instalações junto ao processo, com a inclusão de novos softwares (QIBuilder/AutoQI); 2. a aplicação de um projeto piloto que conte com o desenvolvimento completo de um projeto multidisciplinar (arquitetura/estrutura/instalações) em ambiente BIM, com o objetivo de estabelecer metodologias e protocolos de trabalho que enfatizem a colaboração entre as diferentes equipes, dentro do cenário existente na própria UFCInfra.Downloads
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Referências
EASTMAN, C.; TEICHOLZ, P.; SACKS, R; LISTON, K. BIM Handbook: a Guide to Building Information Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers, and Contractors. Hoboken (NJ): John Wiley & Sons, 2011.
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Publicado
2019-11-21
Como Citar
ROMCY, Neliza Maria e Silva Romcy; CARDOSO, Daniel Ribeiro; LIMA, Mariana Monteiro Xavier de. Implementação do BIM em obras públicas: a experiência na UFCInfra. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/246. Acesso em: 3 dez. 2024.
Edição
Seção
Descrição de treinamentos ou cursos de especialização
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