Abordagem integrada de implementação do BIM no Ensino, Pesquisa e Extensão no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos

Authors

Keywords:

BIM, CIM, Ensino, Disciplina de graduação, Pesquisa, Extensão, Modelagem

Abstract

Atualmente, no Brasil, existem muitos esforços voltados à introdução da Modelagem da Informação da Construção (BIM) na esfera pública, por meio da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, que visa disseminar o BIM e suas potencialidades, estruturando o setor público para a adoção do BIM, criando condições para investimento público e privado, incentivo ao treinamento, atos normativos para contratação pública, desenvolvimento de normas técnicas e desenvolvimento da Plataforma e Biblioteca Nacional BIM. Em consonância com esse movimento, a mudança no projeto pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos, que entrou em vigor no início de 2019, inclui disciplinas obrigatórias de BIM e disciplinas optativas para uso avançado da plataforma, não apenas no contexto da construção civil, mas também no que diz respeito à abordagem do City Information Modelling (CIM). Concomitantemente, projetos de pesquisa e extensão estão sendo desenvolvidos, visando a modelagem dos edifícios do campus universitário, bem como a criação de um modelo CIM de sua infraestrutura, de modo a fornecer um banco de dados aberto e abrangente, a ser usado tanto em pesquisas relacionadas à gestão de operações e manutenção, quanto na gestão prática da manutenção dos edifícios da universidade pela administração do campus. Para integrar os âmbitos de ensino, pesquisa e extensão, a modelagem será realizada pelos estudantes de Engenharia Civil durante as disciplinas de graduação relacionadas, que serão dedicadas a apresentar aos alunos os conceitos e principais ferramentas BIM e CIM, através da aplicação prática na modelagem do campus e seus edifícios. O Ensino de BIM, no âmbito da graduação, se concentra em três disciplinas principais: (a) Modelagem da Informação da construção (disciplina obrigatória, composta por 60 horas-aula): Introdução ao conceito BIM contemplando a interoperabilidade; a modelagem de sistemas estruturais, de vedações verticais, de cobertura, de instalações hidráulicas e elétricas; documentação e leiaute; simulações no planejamento e gerenciamento da construção, operação e manutenção do edifício; (b) BIM Aplicado à Simulação, Construção, Operação e Manutenção dos Edifícios (disciplina optativa de 30 horas-aula): aprofundamento do conceito de BIM nD para aplicações na simulação de conforto, eficiência energética e sustentabilidade; nas práticas de extração de quantitativos e orçamentação; nas aplicações e ferramentas de planejamento, de gerenciamento da construção, de operação e de manutenção do edifício; (c) CIM – City Information Modelling (disciplina optativa de 30 horas-aula): apresentação e discussão do conceito de CIM e seus desdobramentos no conceito de cidades inteligentes; nas aplicações e ferramentas BIM para infraestrutura urbana; no uso integrado de ferramentas BIM e 3D-GIS no planejamento e gestão urbana e nos estudos de caso de plataformas CIM em desenvolvimento. Tais modelos devem ser refinados, com o desenvolvimento de pesquisas sobre suas potencialidades e desenvolvimento de ferramentas e novas aplicações no planejamento, operação, gestão e manutenção de edifícios e da infraestrutura urbana, no âmbito da pesquisa na graduação e pós-graduação, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana. O caráter extensionista da iniciativa pode ser caracterizado pela disponibilização dos modelos à administração do campus, a serem potencialmente utilizados para: a) pesquisa científica; b) Desenvolvimento de metodologias e aplicações de manutenção; c) Gestão da Manutenção do Patrimônio, através da sistematização da informação, aumentando a qualidade do espaço construído e valorizando o capital público.

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Published

21/11/2019

How to Cite

BUENO, C. . Abordagem integrada de implementação do BIM no Ensino, Pesquisa e Extensão no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/253. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Planejamento de execução BIM educacional (disciplina ou curso)

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