O ensino de BIM no curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOCHAPECÓ: um relato sobre as disciplinas de Desenho Arquitetônico I e II
Palavras-chave:
Ensino, BIM, Arquitetura e UrbanismoResumo
Muito se discute a respeito do ensino da Modelagem de Informação na Construção em Faculdades de Arquitetura e Urbanismo. Para Ruschel et. al (2013), é preciso compreender a tecnologia BIM (Building Modeling Information) como além de uma simples ferramenta de projetação ou como mera capacitação de ensino aplicada nas disciplinas de informática. Para tanto, a implementação dessa tecnologia tem sido um processo construído de maneira gradativa, tanto em instituições de ensino, quanto na efetiva indústria da construção civil. Por isso, trazer a conceituação e finalidade do BIM no início da grade curricular de uma graduação de Arquitetura e Urbanismo, além de auxiliar o acadêmico a compreender melhor o processo de projeto, contribui para a formação de profissionais que valorizam o emprego de tecnologias e permite à instituição o uso de metodologias diferenciadas, visando a capacitação de docentes e ensino multidisciplinar. Esta produção tem como objetivo apresentar experiências didáticas obtidas, com a inserção da tecnologia BIM, nas disciplinas iniciais do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Comunitária da Região de Chapecó, intituladas Desenho Arquitetônico I e Desenho Arquitetônico II, ministradas respectivamente no primeiro e segundo períodos. Esses componentes curriculares são ofertados no curso desde o ano de 2014. O grande diferencial está na realização destas disciplinas, associando o ensino de Desenho Técnico com o de um software BIM. A metodologia utilizada em ambas as disciplinas é dividida em duas etapas: 1º) método expositivo: com diálogos sobre as temáticas abordadas nas ementas, explanação de conceito e processo de projeto em BIM, principais ferramentas e softwares que adotam a tecnologia, reflexão sobre o que é Desenho Técnico, sua importância e elaboração das etapas necessárias para a concepção de um projeto arquitetônico. 2º) método prático: neste momento, é realizada a explicação do software Autodesk Revit®, suas funções, componentes e como se constrói o processo de utilização desta ferramenta na criação e desenvolvimento de produtos arquitetônicos. Na disciplina de Desenho Arquitetônico I, além dos acadêmicos obterem os primeiros conceitos sobre Desenho Técnico, a atividade avaliativa contempla a modelagem arquitetônica de uma residência unifamiliar térrea com até 50m², sendo o projeto disponibilizado pelo docente e apenas replicado pelos acadêmicos. Tem-se como resultado a compreensão do objetivo do software, bem como das etapas de um projeto arquitetônico. Já em Desenho Arquitetônico II, a ênfase está no aprimoramento do uso da tecnologia BIM, com foco na parametrização e compreensão avançada das possibilidades de utilização da ferramenta. Como resultado final, os discentes modelam um projeto arquitetônico de dois pavimentos com até 200m², também disponibilizado pelo professor. Destacam-se a interpretação e materialização de um projeto em terreno com relevo acidentado, contando com a distribuição dos elementos estruturais básicos (pilares, lajes e vigas), realização de tabelas de quantitativos e concepção e desenvolvimento do mobiliário completo de uma cozinha totalmente paramétrica. Como produto derivado deste componente, tem-se a compreensão de um estágio avançado em BIM, possibilitando ao acadêmico o entendimento do panorama conjunto de diferentes disciplinas de projeto em uma única plataforma. Percebe-se, durante o andamento das aulas, a motivação dos alunos ao aprender novas ferramentas e descobrir uma metodologia integrada de concepção de projetos, onde se engloba a forma bidimensional e tridimensional, além da otimização do tempo de trabalho. Poder trabalhar novas metodologias que possibilitam correções e ajustes ao longo da disciplina, torna o ensinar mais produtivo, destacando assim, o papel da universidade na inserção de tecnologias em seus cursos, abrindo possibilidades para que novos processos sejam criados e novos profissionais sejam formados.
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