Disciplina de projeto colaborativo e processo projetual

Autores

Palavras-chave:

Ensino, Modelagem, BIM

Resumo

A disciplina Tecnologia, Gestão e Introdução ao BIM faz parte de uma sequência de conteúdos integrados às diferentes unidades curriculares do Curso de Engenharia Civil do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. Oferecida na última série, requer do aluno a síntese de conhecimentos acumulados ao longo do curso, tanto no que se refere à tecnologia BIM quanto à aplicação prática de conhecimentos conceituais adquiridos em diferentes disciplinas. Anteriormente oferecida como eletiva BIM - Modelagem da Informação Aplicada à Construção Civil, de 2013 a 2017, passou a obrigatória em 2018. A disciplina centra-se no trabalho colaborativo, a partir de referenciais teóricos que precedem a atividade prática. Em 2018 os alunos realizaram nesta disciplina um exercício de simulação 4D, com montagem de cronograma elaborado em MS Project e a partir de modelos Revit fornecidos, conteúdo que passou a ser ministrado pela disciplina Planejamento da Construção Civil em 2019. Após este exercício, duplas de alunos desenvolveram modelagens de Arquitetura, Estrutura, Hidráulica, Incêndio e Fundações, organizados na forma de escritórios, a partir de um modelo Revit de arquitetura, de equipamento urbano, em LOD100, disponibilizado no início da atividade. Todos os escritórios apresentaram um cronograma contendo o planejamento das atividades e de etapas de desenvolvimento do projeto e ao final utilizaram o software Navisworks para integrar os modelos e realizar a detecção de interferências. Neste segundo oferecimento da disciplina em 2019, já no formato de Laboratórios para um máximo de vinte e cinco alunos, tem ficado evidente a necessidade de elaboração prévia de esboços, croquis, ideias iniciais e conceituações para cada uma das áreas a serem desenvolvidas pelas equipes, numa etapa que foi chamada de Pré-Projeto. Iniciar o projeto diretamente sobre a modelagem do Revit acaba induzindo os alunos a utilizarem famílias e componentes existentes no template selecionado, a buscarem soluções a partir de comandos conhecidos e mais simples, sem a preocupação com a adequação projetual. Os atuais alunos desta disciplina tiveram contato com conteúdos BIM nas disciplinas de Representações Gráficas e Arquitetura, Urbanismo, Instalações Prediais Hidráulicas e Estradas na modalidade obrigatória e alguns deles nas diferentes eletivas oferecidas no Curso ou nos Projetos e Atividades Especiais, também de livre escolha do estudante. Alunos que em paralelo à disciplina de Tecnologia, Gestão e Introdução ao BIM, cursaram a eletiva Bim Ferramentas, têm apresentado melhor rendimento e maior facilidade na compreensão das diferentes tarefas e do fluxo de trabalho BIM. Um outro ponto a destacar é a falta de familiaridade com a leitura de projetos reais nos seus diferentes níveis de desenvolvimento e a dificuldade de compreensão de que um projeto arquitetônico contém desde sua fase preliminar, uma ideia de estrutura, de modulação e de construção. A nova tecnologia vai demandar esforços no sentido de se preparar profissionais engenheiros civis com uma visão mais ampla de suas atribuições e de conhecimento mais sólido das relações entre a forma do edifício, concebida pelo arquiteto, e a solução estrutural e construtiva do ambiente construído. Estas mudanças também se alinham às novas Diretrizes Curriculares Nacionais da Engenharia que destacam a capacidade de conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos e recomendam a elaboração de currículos por competências que incluem o trabalho em equipe, a comunicação, a capacidade de aprendizagem e preparo para lidar com situações complexas.

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Publicado

21/11/2019

Como Citar

KATAKURA, P. .; ASSIS, C. S. de. Disciplina de projeto colaborativo e processo projetual. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/259. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Planejamento de execução BIM educacional (disciplina ou curso)

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