A importância das ações para o desenvolvimento de BIM na Universidade Federal do Ceará

Autores

Palavras-chave:

Ensino, BIM, Projeto, Extensão, Engenharia

Resumo

No âmbito da engenharia, tem ocorrido o fenômeno da disseminação mundial da metodologia BIM (Building Information Modelling) que inova a maneira como se projeta, se planeja, se constrói, e se encerra o ciclo de vida de edificações. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é discorrer sobre as experiências didáticas desenvolvidas pelo projeto de extensão EPE - Escritório de Projetos Integrados de Engenharia, no âmbito de disseminação da filosofia BIM dentro do meio acadêmico. Em 2015 surgiu um grupo de estudos, formado por alunos do curso de engenharia civil, que buscavam conhecimentos sobre BIM, para tanto, foram utilizadas ferramentas de aprendizagem cooperativa. Essa iniciativa foi ganhando força até que em 2017 foi oficializada como projeto de extensão pelo Departamento de Integração Acadêmica e Tecnológica da UFC, surgindo assim o EPE, com a proposta inovadora de ser a ponte entre o mercado de trabalho e a academia, com uma estrutura interna aos moldes de uma empresa e com a missão de fomentar a filosofia BIM no meio tecnológico. Atualmente, o EPE é dividido em cinco diretorias, onde cada membro desenvolve atividades intrínsecas ao seu cargo de gestão, bem como, competências necessárias para o desenvolvimento de projetos em BIM. O EPE desenvolve diversas atividades didáticas com o intuito de aproximar cada vez mais o BIM da universidade, dentre elas temos eventos, como o Workshop de BIM, minicursos e palestras. Por sua vez, internamente, são desenvolvidos manuais e fluxogramas, com o fito de orientar as modelagens dos membros do projeto e assegurar que elas apresentem um certo padrão de qualidade. Ademais, é válido ressaltar a criação do SAP - Serviço de Apoio ao Projetista, onde existe uma equipe interna que fornece suporte direcionado a cada equipe de projetistas, a fim de sanar as dúvidas, dar orientações, e ainda, coletar informações para melhorias futuras no processo de desenvolvimento de projetos. Além disso, o EPE contribui com a disciplina de MIC - Modelagem de Informação e da Construção, desde a sua criação, dando sugestões para o plano de ensino e ementa e, atualmente, oferece suporte aos alunos no uso das ferramentas usadas para o desenvolvimento das atividades da disciplina. Essa disciplina utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem, onde, segundo Berbel (1998), os alunos se preparam para resolver problemas relativos à sua futura profissão, tendo assim, um impacto positivo na aquisição das competências exigidas no mercado de trabalho. Complementar a isso, Barison e Santos (2011) elencam competências que os profissionais BIM devem ter, dentre elas temos, a boa comunicação oral, trabalho colaborativo de equipe, pensamento crítico e sistêmico, bem como habilidades funcionais de utilização dos softwares BIM. Para isso, é de suma importância que essas competências possam ser desenvolvidas ainda na academia, corroborando a importância da didática baseada em problemas utilizada na disciplina de MIC no ensino. É válido ressaltar que têm sido intensificados os esforços do poder público em ampliar a disseminação de práticas BIM pelo Brasil, em especial pelo projeto Estratégia BIM BR orientado pelo decreto nº 9.983, de 22 de agosto de 2019, cujo um dos objetivos específicos consiste em estimular maior inserção do BIM nas disciplinas de graduação e pós-graduação em Engenharia e Arquitetura. Tangente a isso, o mercado de trabalho tem exigido cada vez mais profissionais que tenham conhecimento sobre a filosofia BIM. A partir do exposto, é evidente a importância da integração entre academia e mercado, e o impacto gerado pelas estratégias didáticas usadas pelo EPE na formação profissional na Universidade Federal do Ceará, para atender às demandas do mercado, em especial das áreas de arquitetura e construção civil.

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Referências

BERBEL, N. N.: “Problematization” and Problem-Based Learning: different words or different ways? Interface — Comunicação, Saúde, Educação, v. 2, n. 2, 1998.

BARISON, Maria Bernardete; SANTOS, Eduardo Toledo. Competencies of BIM Specialists: Comparative Analysis of Literature Review and Job Ad Descriptions. In:Workshop of Computing in Civil Engineering, ASCE, 2011, Miami, FL, Estados Unidos da América. Anais… American Society of Civil Engineers. 2011. 9 p.

BRASIL. Decreto n.° 9983, de 22 de agosto de 2019.Dispõe sobre a Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling e institui o Comitê Gestor da Estratégia do Building Information Modelling, Brasília, DF, 2019.


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Publicado

2019-11-21

Como Citar

GONÇALVES, Sabrina Rodrigues; BARBOSA, Camily Vasconcelos; SOUSA, Luciano Hamed Chaves Haidar. A importância das ações para o desenvolvimento de BIM na Universidade Federal do Ceará. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 2., 2019. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2019. p. 1–1. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/271. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Pesquisas com impacto potencial no ensino de BIM

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