Aplicação de metodologia ativa para ensino BIM: Análise de autoavaliação discente pré e pós pandemia de Covid 19
DOI:
https://doi.org/10.46421/enebim.v3i00.283Palavras-chave:
Metodologia Ativa, Ensino Tecnológico, Building Information ModellingResumo
A Pandemia de COVID 19 causou impacto significativo na relação de ensino e aprendizagem, com o fechamento de diversas universidades. Este fato demonstrou a necessidade de implementação de metodologias ativas para ensino, acelerando uma tendência já existente de migração de modelo de ensino em áreas voltadas a tecnologia.
O Bim é uma disciplina multidisciplinar e integrada, que apresenta grande potencial de ensino mediante metodologias ativas, com compartilhamento constante e horizontal de conhecimento por parte dos próprios acadêmicos. Este trabalho visa expor as metodologias ativas e conceitos de sala de aula invertida aplicados, resultados e lições aprendidas referentes ao ensino de ferramentas BIM para orçamento e planejamento na disciplina de Planejamento e Controle das Construções, onde se obteve, através da autoavaliação dos próprios acadêmicos, taxas significativas de aprendizado e maturidade no manuseio de ferramentas BIM.
Realizou-se um comparativo entre as autoavaliações dos discentes quanto ao aprendizado na disciplina, considerando os períodos 2019.1, onde se utilizou uma metodologia ativa, porém presencial, e o período 2020.1, onde a metodologia ativa se deu de forma remota.
A forma remota de ensino levou a um aprofundamento da aplicação de metodologias ativas e maior responsabilização dos acadêmicos pelo aprendizado, o que resultou em índices maiores de autoavaliação de conhecimento obtido para a turma do período 2020.1, com alto grau de participação no aprendizado BIM, na elaboração de Projetos, orçamentos e planejamentos, o que indica que o aprofundamento em metodologias ativa pode favorecer o aprendizado de disciplinas tecnológicas.
Apresentação no Youtube: https://youtu.be/ikzjtjqVuJs
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