Desenvolvimento de uma apostila didática para apoio à formação profissional em Revit arquitetônico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3368

Palavras-chave:

Apostila, Revit Arquitetônico, BIM

Resumo

No contexto da atualidade da engenharia civil, a Modelagem da Informação da Construção  (BIM) tem sido cada vez mais utilizada, uma vez que possibilita a criação, utilização e atualização de modelos construtivos digitais de forma colaborativa (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, 2021). Neste ínterim, a sua implementação tem sido um dos desafios atuais do setor da construção civil, já que esta problemática percola desde a graduação, onde uma parcela dos cursos de engenharia civil no Brasil ainda não apresenta disciplinas obrigatórias sobre a metodologia. Citando especificamente o Curso de Engenharia Civil do Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), existe apenas uma disciplina não obrigatória, intitulada “Introdução ao BIM”, implementada recentemente na matriz curricular. Desta forma, visando a melhoria contínua da formação profissional dos estudantes para o mercado da construção civil, faz-se necessária a adoção de práticas complementares acerca da metodologia BIM. Desta maneira, este trabalho teve como objetivo avaliar a aplicação de uma apostila desenvolvida para um minicurso de Revit arquitetônico na UFAL, bem como explanar a aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos por meio da apostila em um projeto arquitetônico realizado no curso. 

Neste sentido, o grupo PAESPE, integrante do Programa de Educação Tutorial, idealizado como um programa de fomento federal que tem entre suas principais metas contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação (Ministério da Educação, 2022), instituiu em sua atividade denominada “Semana de Capacitação” no ano de 2022 um minicurso para os discentes da universidade e comunidade externa intitulado “Revit Arquitetônico”. Assim, este minicurso teve o objetivo de disseminar a aplicação da metodologia BIM, com enfoque na realização de projetos arquitetônicos, de forma a propiciar uma formação mais completa aos discentes dos cursos abrangidos pela atividade. Assim, o aprendizado teórico repassado pelos ministrantes pôde ser complementado com a prática obtida pelos discentes através do compartilhamento de uma apostila didática no início do minicurso, contendo instruções detalhadas, com imagens e procedimentos para a concepção e modelagem de um projeto arquitetônico, desde a topografia do terreno, até a configuração das pranchas, de forma a englobar a fase do ciclo de vida de projeto e com a utilização de um conteúdo teórico-prático. Neste ínterim, a elaboração da apostila foi concebida com a divisão nos seguintes tópicos: apresentação, área de trabalho, menu de aplicação, barra de ferramentas, barra de guias, barra de opções, barra de controle de vistas, propriedades, navegador de projetos, configurações da interface, atalhos, unidades de projeto, vistas, elevações e vista 3D. Assim, os discentes tiveram a oportunidade de obter uma visão geral do software e da metodologia BIM, antes do início do projeto. Por conseguinte, abordou-se o início de um novo projeto na apostila, de forma a demonstrar, por meio de capturas de tela esquematizadas, os procedimentos necessários para a realização de um projeto de uma residência unifamiliar, contendo três (03) dormitórios, sendo um (01) suíte, sala de estar, sala de jantar, cozinha integrada e varanda. Desta forma, seguiu-se na apostila a concepção dos níveis do projeto, paredes, pinturas, piso, coluna e laje, de maneira a definir os materiais a serem utilizados no projeto. Destarte, também foi englobada a concepção do telhado no material didático, onde a modelagem do madeiramento foi descrita através da ferramenta “montante de paredes cortina”. Além do mais, dentre as temáticas dispostas no material, foi incluído o conceito de famílias e também foram dispostos os procedimentos necessários para a modelagem da topografia do terreno no software. Em sequência, abordou-se os procedimentos necessários para a configuração das cotas e das pranchas, de forma a documentar o passo a passo para a modelagem da residência unifamiliar no arquivo da apostila.

Ademais, após o término do minicurso, a apostila foi disponibilizada não apenas para os discentes participantes, mas também para aqueles que tivessem interesse em adquiri-la, tendo sido disponibilizada gratuitamente nas redes sociais do PET PAESPE. Assim, puderam ser adquiridas pelos discentes competências funcionais, de forma a abranger o conjunto de habilidades necessárias para dar início aos projetos, mostrando o básico do software em uso e o que pôde ser obtido como resultado, além de competências operacionais, de maneira a tratar das habilidades necessárias para se realizar as tarefas de uma forma lógica, analisando-se as possibilidades e o que cada resultado impõe a partir da decisão tomada, competências técnicas, uma vez que foi mostrada a interoperabilidade entre as disciplinas que são estudadas durante a elaboração de um projeto em BIM e competências de implementação, já que foi oportunizado o conhecimento acerca de uma série de requisitos necessários e das ferramentas que podem ser utilizadas para desenvolver projetos. Desta forma, dada a necessidade do desenvolvimento de materiais didáticos para a metodologia BIM, pôde-se observar a utilidade da apostila para a comunidade acadêmica como recurso educacional. Além disso, com a abordagem teórico-prática, foi oportunizada aos discentes o aprendizado da metodologia BIM e suas aplicações práticas. Desta forma, o uso desta apostila pode incentivar o avanço da indústria da construção civil, de forma a introduzir os conhecimentos acerca da metodologia BIM e a instigar os discentes a adotarem esta prática na trajetória profissional, oportunizando o avanço da construção civil. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rebeca Lísia Bento Germano, Universidade Federal de Alagoas

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil).

Cleydson Victor de Lima Puça , Universidade Federal de Alagoas

Cursando Engenharia Civil na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil).

Luciano Barbosa dos Santos , Universidade Federal de Alagoas

Doutorado em Engenharia de Estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos / Universidade de São Paulo. Professor Titular na Universidade Federal de Alagoas (Maceió - AL, Brasil).

Referências

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Building Information Modelling - BIM. Disponível em: <https://www.gov.br/produtividade-e-comercio-exterior/pt-br/assuntos/competitividade-industrial/building-information-modelling-bim>. Acesso em: 25 de jul. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Educação Tutorial (PET). Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/institucional/secretarias/secretaria-de-educacao-superior/pet>. Acesso em: 27 de jul. 2023.

Downloads

Publicado

02/11/2023

Como Citar

GERMANO, R. L. B. .; PUÇA , C. V. de L. .; SANTOS , L. B. dos . Desenvolvimento de uma apostila didática para apoio à formação profissional em Revit arquitetônico. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3368. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3368. Acesso em: 6 maio. 2024.

Edição

Seção

Materiais didáticos desenvolvidos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)