Ensino do BIM no curso técnico de nível médio

comparativo do uso de software de modelagem 3D

Autores

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3487

Palavras-chave:

Bim, Modelagem, Aprendizagem, Ensino, Software

Resumo

O BIM ou Modelagem da Informação da Construção, é um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, que sirva a todos os participantes do empreendimento, em qualquer etapa do ciclo de vida da construção. Com a aprovação do decreto 10.306/2020, que estabelece a implantação gradativa do BIM  no mercado nacional fará com que as empresas necessitam cada vez mais de profissionais capacitados na área.  Assim, o ensino do BIM na academia busca complementar a formação do profissional para sua atuação no mercado. Desta forma  a  implementação do BIM no curso Técnico de Edificações, favorece o aluno capacitando-o como futuro profissional para atuar nos diversos campos do BIM. No mercado há diversos softwares BIM, muitos deles ainda desconhecidos por profissionais,  porém com grande potencial. A aprendizagem de diversos softwares dentro das academias além de promover um disseminação dos mesmo colaborando assim para uma escolha mais assertiva quando da implantação do BIM pelas empresas. Desta forma o aprendizado do softwares de modelagem BIM torna-se necessário ao aluno que pretende ingressar ao mercado de trabalho buscando atuar no campo  do BIM. Considerando as informações anteriores, a pesquisa visa estudar a adaptação e aprendizagem dos estudantes do curso Técnico em Edificações, do IFPR- Campus Foz do Iguaçu, em relação aos softwares de modelagem 3D: Revit, ArchiCAD, Open Building e Edificius. Isso ocorreu através de pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo para analisar como os alunos se adaptaram e o que acham de cada software. Foram selecionados alguns alunos do primeiro ano do curso técnico em edificações, pois ainda não possuíam conhecimento sobre softwares de modelagem 3D e não haviam tido contato com nenhum, também foram desenvolvidos questionários para que os estudantes das demais turmas do curso respondessem sobre o que achavam de cada software, se os conheciam, como foram suas experiências ao utilizá-los. Após esse processo foi concluído que os alunos apresentaram maior adaptação ao Revit, este software já vem sendo utilizado na instituição desde 2018, o que contribui o acesso dos estudantes à ele e facilita a disseminação de informação. Em relação ao ao Edificius, este software foi implementado nos laboratório do IFPR em 2022 através de uma parceria da empresa com a instituição, com o intuito de divulgar seu produto de maneira gratuita, por funcionar de maneira similar aos softwares que os estudantes já conhecem e ter informação gratuita, o software apresentou a segunda maior taxa de aprendizagem. Sobre o ArchiCAD, apesar de ter acesso fácil à informação e ser bastante conhecido,  por não estar presente nos laboratórios do instituto acabou por não ser muito utilizado. Já sobre o Open Building, este software também não é utilizado no IFPR, só está disponível em um único idioma (inglês), o que contribui para a desistência no momento de aprendizagem já que suas configurações iniciais são um pouco complicadas e realizá-las em outro idioma se torna mais difícil, é preciso considerar também que o acesso à informações de qualidade é mais escasso.      

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Miguel Batista de Oliveira, Instituto Federal do Paraná

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá. Professor EBTT no Instituto Federal do Paraná (Foz do Iguaçu - Paraná, Brasil)

Ana Beatriz Cordeiro Clavero, Instituto Federal do Paraná

Cursando o curso técnico em Edificações no Instituto Federal do Paraná (Foz do Iguaçu - Paraná, Brasil)

Referências

ACCA. Quem somos: Softwares para arquitetura, orçamentos de obras, engenharia e construção. ACCA software, 2022. Disponível em: https://www.accasoftware.com/ptb/programa-de-arquitetura .Acesso em: 24 fev. 2022.

ANDRADE, Max L. V. X. de; MORAIS, Marcelo de; RUSCHEL, Regina C.. O ensino de BIM no Brasil: onde estamos?. Scielo Brasil, Ambiente construído, v. 13, n. 2, p. 151-165, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ac/a/McF3dbcftRW55BN59FTSq6v/abstract/?lang=pt. Acesso em 24 fev. 2022.

AUTODESK INC. Revit, software de BIM multidisciplinar para projetos coordenados e de maior qualidade. AutoDesk, 2022. Disponível em: https://www.autodesk.com.br/products/revit/overview. Acesso em: 24 fev.2022.

BENTLEY SYSTEMS, INCORPORATED. Sobre a Bentley Systems, Incorporated. Bentley, 2022. Disponível em: https://www.bentley.com/pt/products/product-line/building-design-software/openbuildings-designer. Acesso em: 24 fev. 2022.

BRASIL. DECRETO Nº 10.306, de 2 de abril de 2020. Estabelece a utilização do Building Information Modelling - BIM ou Modelagem da Informação da Construção na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia, realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal, no âmbito da Estratégia Nacional de Disseminação do Building Information Modelling. Presidência da República Secretaria-Geral. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/decreto/D10306.htm. Acesso em: 24 de fevereiro de 2022.

COUNCIL ON OPEN BUILDING. What is Open Building?. Council on Open Building, 2021. Disponível em: https://councilonopenbuilding.org/what-is-open-building-1. Acesso em: 24 fev. 2022.

GRAPHISOFT. Graphisoft Archicad. GraphiSoft, a Nemetschek company, 2022. Disponível em: https://graphisoft.com/solutions/archicad. Acesso em 24 fev.2022.

LIMA, G. Saiba tudo sobre o ARCHICAD: o programa líder para arquitetura e engenharia. Blog IPOG, 28 abr. 2020. Disponível em: https://blog.ipog.edu.br/engenharia-e-arquitetura/archicad/ . Acesso em: 24 fev. 2022.

MERA, Jessica L.. Modelagem e compatibilização de projetos, com ênfase no uso de softwares. Unijuí, universidade regional, 2015. Disponível em: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3128. Acesso em: 24 fev. 2022.

Downloads

Publicado

02/11/2023

Como Citar

OLIVEIRA, M. B. de; CLAVERO, A. B. C. Ensino do BIM no curso técnico de nível médio: comparativo do uso de software de modelagem 3D. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3487. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3487. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas