Ensino do BIM no curso técnico de nível médio

comparativo do uso de software de modelagem 3D

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.46421/enebim.v5i00.3487

Palabras clave:

Bim, Modelagem, Aprendizagem, Ensino, Software

Resumen

O BIM ou Modelagem da Informação da Construção, é um conjunto de tecnologias e processos integrados que permite a criação, a utilização e a atualização de modelos digitais de uma construção, de modo colaborativo, que sirva a todos os participantes do empreendimento, em qualquer etapa do ciclo de vida da construção. Com a aprovação do decreto 10.306/2020, que estabelece a implantação gradativa do BIM  no mercado nacional fará com que as empresas necessitam cada vez mais de profissionais capacitados na área.  Assim, o ensino do BIM na academia busca complementar a formação do profissional para sua atuação no mercado. Desta forma  a  implementação do BIM no curso Técnico de Edificações, favorece o aluno capacitando-o como futuro profissional para atuar nos diversos campos do BIM. No mercado há diversos softwares BIM, muitos deles ainda desconhecidos por profissionais,  porém com grande potencial. A aprendizagem de diversos softwares dentro das academias além de promover um disseminação dos mesmo colaborando assim para uma escolha mais assertiva quando da implantação do BIM pelas empresas. Desta forma o aprendizado do softwares de modelagem BIM torna-se necessário ao aluno que pretende ingressar ao mercado de trabalho buscando atuar no campo  do BIM. Considerando as informações anteriores, a pesquisa visa estudar a adaptação e aprendizagem dos estudantes do curso Técnico em Edificações, do IFPR- Campus Foz do Iguaçu, em relação aos softwares de modelagem 3D: Revit, ArchiCAD, Open Building e Edificius. Isso ocorreu através de pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo para analisar como os alunos se adaptaram e o que acham de cada software. Foram selecionados alguns alunos do primeiro ano do curso técnico em edificações, pois ainda não possuíam conhecimento sobre softwares de modelagem 3D e não haviam tido contato com nenhum, também foram desenvolvidos questionários para que os estudantes das demais turmas do curso respondessem sobre o que achavam de cada software, se os conheciam, como foram suas experiências ao utilizá-los. Após esse processo foi concluído que os alunos apresentaram maior adaptação ao Revit, este software já vem sendo utilizado na instituição desde 2018, o que contribui o acesso dos estudantes à ele e facilita a disseminação de informação. Em relação ao ao Edificius, este software foi implementado nos laboratório do IFPR em 2022 através de uma parceria da empresa com a instituição, com o intuito de divulgar seu produto de maneira gratuita, por funcionar de maneira similar aos softwares que os estudantes já conhecem e ter informação gratuita, o software apresentou a segunda maior taxa de aprendizagem. Sobre o ArchiCAD, apesar de ter acesso fácil à informação e ser bastante conhecido,  por não estar presente nos laboratórios do instituto acabou por não ser muito utilizado. Já sobre o Open Building, este software também não é utilizado no IFPR, só está disponível em um único idioma (inglês), o que contribui para a desistência no momento de aprendizagem já que suas configurações iniciais são um pouco complicadas e realizá-las em outro idioma se torna mais difícil, é preciso considerar também que o acesso à informações de qualidade é mais escasso.      

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Biografía del autor/a

Miguel Batista de Oliveira, Instituto Federal do Paraná

Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá. Professor EBTT no Instituto Federal do Paraná (Foz do Iguaçu - Paraná, Brasil)

Ana Beatriz Cordeiro Clavero, Instituto Federal do Paraná

Cursando o curso técnico em Edificações no Instituto Federal do Paraná (Foz do Iguaçu - Paraná, Brasil)

Citas

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Publicado

02/11/2023

Cómo citar

OLIVEIRA, M. B. de; CLAVERO, A. B. C. Ensino do BIM no curso técnico de nível médio: comparativo do uso de software de modelagem 3D. In: ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM, 5., 2023. Anais [...]. Porto Alegre: ANTAC, 2023. p. 1–1. DOI: 10.46421/enebim.v5i00.3487. Disponível em: https://eventos.antac.org.br/index.php/enebim/article/view/3487. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Experiência de ensino-aprendizagem BIM realizadas